Com a aula inaugural do curso “Administração Escolar, Liderança Educacional e Gestão Democrática: três dimensões de um fazer” realizada nesta terça-feira (9/4), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou a 2ª etapa do processo seletivo para gestores e vice-gestores da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari.
O evento aconteceu no auditório do Hotel Vila Galé Marés, localizado em Guarajuba, costa do município. Com um público de 182 candidatos a gestor escolar, a aula contou com palestra da professora Joelice Braga, consultora educacional, especialista em liderança organizacional e membro titular da Academia Baiana de Educação.
O subsecretário da pasta, Francisco Lima Júnior, destacou a importância desse processo formativo na qualificação da oferta educacional no município. “Ao instituir esse processo seletivo de três etapas, além de cumprir condicionalidades apresentadas na Lei Federal n.º 14.113/2020 – que elenca critérios para o recebimento da complementação VAAR [Valor Aluno Ano por Resultados] –, a Seduc também promove a qualificação de suas lideranças escolares, fortalecendo toda a rede”, observou.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Juipurema Sandes, “o que vai determinar a pontuação dos 182 classificados na 2ª etapa do processo será a frequência e a nota do projeto de gestão que eles vão elaborar ao longo do curso, que tem carga horária de 120 horas e será realizado ao longo dos meses de abril, maio e junho”, resumiu.
Durante a palestra, Joelice Braga exaltou a iniciativa do município, por realizar esse movimento formativo e democrático. “Hoje é um dia histórico para a Rede Municipal de Ensino de Camaçari, pois estamos iniciando um processo de certificação com profissionais da educação, que se propuseram a participar de um processo seletivo, foram aprovados na primeira etapa, e agora aprofundam os conhecimentos para a prática da gestão escolar, sempre com foco na aprendizagem dos alunos, através da política de valorização dos resultados educacionais”, afirmou.
Uma das participantes é Ana Caroline Pereira, atual gestora da Escola Municipal José Marques Teixeira, localizada em Barra do Pojuca. Ela reconheceu a importância e funcionalidade prática dos conteúdos do curso. “São assuntos que embasam a nossa prática. Certamente, vamos sair daqui fortalecidos para chegar na nossa comunidade escolar e dar o melhor”, avaliou.
A 1ª fase consistiu na realização de uma prova objetiva, na qual 243 profissionais de educação da rede se inscreveram. Ao final do curso e apresentação dos projetos de gestão, os habilitados seguirão para a 3ª e última etapa do processo seletivo, quando passarão por uma entrevista técnica e por análise curricular.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas