Com o intuito de promover o contínuo aprimoramento das práticas profissionais no atendimento aos estudantes com deficiência, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reuniu os cuidadores educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino para um encontro formativo nesta quarta-feira (10/4), no Plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal.
Com o tema “Inteligência Relacional: caminhos para uma convivência em cooperação”, a formação continuada foi direcionada aos 160 cuidadores, que representam o atendimento a 320 estudantes da rede. A diretora Pedagógica da Seduc, Hosana Gonçalves, participou do encontro e reafirmou a importância das formações continuadas. “Além do conteúdo significativo e dos desdobramentos práticos, as formações também oportunizam trocas de experiências enriquecedoras”, observou.
A programação contou com momentos dedicados a informações de natureza administrativa, orientações relacionadas a situações do cotidiano dos profissionais e reflexões que dialogam com a sensibilidade e a empatia na relação entre cuidadores e estudantes.
A coordenadora de Inclusão Educacional da Seduc, professora Fátima Cardoso, explicou que, “o foco da formação continuada é a inteligência relacional e o fortalecimento da cooperação entre eles e com a escola”.
Os cuidadores educacionais aprovaram a iniciativa e reconheceram a relevância dos conteúdos apresentados, como é o caso de Eliana Nascimento, da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, localizada no bairro Piaçaveira. “São grandes aprendizados para nossas vidas e que vão nos ajudar a exercer nossa profissão com cada vez mais segurança e desenvoltura”, avaliou.
Lucas de Jesus Barbosa, cuidador na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Parque Real Serra Verde, tem opinião semelhante. “Eu achei muito importante, porque com as técnicas que aprendemos nessas formações, a gente desenvolve melhor o trabalho com as crianças”, contou.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas