Com o intuito de oferecer um atendimento mais sensível, acolhedor e inclusivo para os munícipes com transtorno do espectro autista (TEA), a Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), firmaram parceria para realizar uma capacitação voltada para os servidores técnicos que atuam nos equipamentos públicos do município tanto da sede quanto da costa.
O encontro para alinhamento e planejamento da iniciativa, que deverá ser aplicada a partir do mês de maio, aconteceu nesta quinta-feira (18/4), durante reunião com representantes das três pastas.
Para a técnica da Diretoria da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Gsuas), Telma Freitas, a parceria é muito importante. “A capacitação será direcionada para os técnicos que trabalham com atendimento e tem a finalidade de melhorar em todos os aspectos o atendimento ao público com TEA”.
A professora Fátima Cardoso, coordenadora de Inclusão Educacional da Seduc, ressaltou a relevância da formação para o setor. “Esse momento será muito válido para os profissionais da educação que trabalham com crianças autistas, pois eles serão instrumentalizados e informados sobre a maneira correta de atender e, assim, poderemos oferecer uma educação com ainda mais qualidade”, disse.
Márcia Cosme, coordenadora de Saúde Mental da Sesau, destacou que é extremamente necessário que a rede converse e se qualifique para que as políticas públicas sejam ofertadas. “Essa parceria fortalece a perspectiva da intersetorialidade, tendo em vista que o público que queremos atender melhor é o que frequenta o posto de saúde, o Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e a escola. A nossa proposta é qualificar a rede para melhor atender o público autista, e que, independente da política pública, deve se apropriar para entender como lidar e quais as necessidades. Mas, no geral, oferecemos um atendimento de excelência”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 21°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado