Sábado, 18 de Maio de 2024
77 9 9927 9463
Cidades Candeias - BA

Candeias: Técnicos da Prefeitura se reúnem com equipe multidisciplinar da UFBA para mapear áreas de riscos

Com o objetivo de traçar um plano de ação para mapear as principais áreas de risco tanto da sede quanto dos distritos da cidade, é que representant...

19/04/2024 15h29
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA

Com o objetivo de traçar um plano de ação para mapear as principais áreas de risco tanto da sede quanto dos distritos da cidade, é que representantes das secretarias de Infraestrutura e Obras (SEINFO), Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SEPLADUR) e Defesa Civil, órgão esse ligado à Secretaria de Serviços Públicos (SESP), se reuniram na manhã desta sexta-feira (19), com os técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para tratar sobre o tema.


Mediado pelo secretário da SEINFO, Ruy Barbosa, cada pasta devidamente representada tiveram a oportunidade de apresentar alguns dados já antes coletados pela Gestão, para que a equipe multidisciplinar da Universidade Federal pudesse trabalhar com o máximo de informações possíveis para iniciar os estudos.


Na oportunidade, foi detectado que Candeias apresenta 29 áreas de risco, sendo que o “buracão”, na localidade Menino jesus é considerado o mais crítico. Dessa forma, o secretário Ruy pediu (em nome do prefeito), que os estudos pudessem acontecer “na velocidade da luz”, já que o município precisa dar uma resposta aos moradores dessas áreas. “O prefeito pediu essa celeridade e já disponibilizou toda equipe técnica para auxiliar esses representantes no que fosse preciso. Pitágoras fez esse compromisso com a população de trazer não só dignidade para todos, mas segurança e moradias longe de locais de risco”, explicou.


A professora da Universidade e coordenadora do estudo e elaboração do projeto, Ynaê Almeida pediu que um Comitê Gestor Municipal fosse formado para auxiliar na difusão de informações, bem como, ajudar na comunicação entre a comunidade e os técnicos do estudo. “Estamos aqui em parceria com o Ministério das Cidades onde iremos elaborar/desenvolver o Plano Municipal de Redução de Risco, então é um trabalho que pretendemos realizar com bastante êxito”, ressaltou.


O plano acontece em parceria com a esfera federal e tem prazo de um ano e meio para que todas as etapas sejam concluídas. Na Bahia, apenas duas cidades foram contempladas pelo projeto: Candeias e Ilhéus.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias