A 2ª edição do Abril Laranja colocou o tema da proteção animal em destaque na cidade de Alagoinhas. A campanha,promovida pela Prefeitura, por meio daSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), com o objetivo de sensibilizar a população sobre combate à crueldade com os animais, começou na terça (23) e seguirá até amanhã, dia 27.
Para Bruno Fagundes, titular da SEDEA, a existência de um evento como o Abril Laranja no calendário do município é de extrema importância. “O setor público precisa trabalhar de forma a acompanhar os anseios da sociedade. Então trazer o Abril Laranja, a possibilidade de conscientização e debate, demonstra o avanço no que se refere ao cuidado com os animais e a preocupação do poder público em atender esse anseio da população”, destaca Fagundes.
As ações começaram com palestras educativas, para alunos da rede pública e particular de educação. A engenheira ambiental Camila Cruz e as estagiárias do departamento de Análise e Fiscalização da SEDEA, Camyle Rodrigues e Rillare Santos, levaram a alunos do Ensino Fundamental dos colégios Miguel Fontes, Jardim Petrolar e Dínamo informações sobre a adoção de animais e como devem ser os cuidados com os bichinhos. Já com os estudantes docurso Técnico em Meio Ambiente, do CETEP, foram tratados assuntos referentes à legislação de proteção animal.
Na tarde da quarta-feira (24)foi realizada na Câmara de Vereadores a sessão solene Maria Sinforosa , dirigida pela vereadora Luma Menezes. Na sessão, foram homenageados protetores independentes de animais, reconhecidos com a entrega da medalha Maria Sinforosa. Os protetores foram indicados indicados por ONGs e instituições que lidam com a causa animal e pelos vereadores. A mesa da sessão foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes, pelo major Washington, da Polícia Militar, pela guarda civil municipal Joseane e pelo médico veterinário Eric Silva; em suas falas, os componentesfalaram do trabalho que vem sendo realizado para a promoção da proteção animal dentro de seus campos de ação e suas entidades.
Seguindo a programação, a sexta-feira (26) foi o primeiro dia da feira montada para receber o público, no estacionamento da Prefeitura. Foram disponibilizados vários serviços para os visitantes, incluindo vacinação animal, exposição e venda de itens pet para arrecadar fundos para os protetores, coleta de doação de ração e apresentações culturais.
O estande que mais atraiu visitantes foi o que disponibilizava a adoção de gatos e cachorros acolhidos pela Anjo de Quatro Patas, fundação sem fins lucrativos que abriga e trata animais abandonados e em situação de vulnerabilidade e recebe o apoio da prefeitura.
Isabele Santos, de 9 anos, foi a primeira pessoa a adotar um bichinho. Moradora do bairro Santa Terezinha, ela levou pra casa um cãozinho filhote que agora fará parte da família que adora pets e já tem um integrante animal.
Como protetora, Ivanildes Mendes considera o Abril Laranja um ótima oportunidade para despertar nas pessoas a consciência sobre os maus tratos. “Nós tentamos dar um pouco de dignidade a esses animais e esses eventos precisam acontecer para mostrar as pessoas que casa um pode fazer um pouco pela causa animal”, afirma Ivanildes, que é vice-presidente da Fundação Anjos de Quatro Patas.
A vereadora Luma Menezes, que destinou emenda parlamentar para o custeio da campanha, ressaltou a visibilidade que a pauta animal tem ganhado e destacou positivamente iniciativas da gestão municipal, como o projeto de castração e parceria com fundações de cuidados animal, e apontou a necessidade de melhoria no serviço de atendimento de saúde animal. “Com essas duas edições do Abril Laranja nós tivemos avanços e temos muito mais pessoas engajadas nessa causa. Eu acho isso muito bom, porque a partir do momento que a gente tem mais pessoas envolvidas, significa que a população está mais sensível, mais consciente”, avalia Luma.
A Secretaria de Saúde (SESAU) participou da feira com a aplicação da vacina antirrábica e também com a triagem de cães para a cirurgia da castração. Nos dois dia de feiras serão triados 80 animais, que passam pelo exame clínico e fazem exame de sangue e, estando aptos, já são encaminhados para as clínicas veterinárias parceiras da prefeitura para a realização da cirurgia. “O agendamento do procedimento será feito pelas clínicas Castrapet e Small Pet. Esse é um projeto contínuo, realizado pela SESAU, que desde seu início já proveu a castração de 1.300 animais, o que colabora muito para a redução de animais abandonados e diminuição de zoonoses”, explicaa diretora da Vigilância em Saúde Telma Pio.
A feira terá seu segundo dia nesses sábado, das 9h às 14h, no estacionamento da Prefeitura.
Fotos: Roberto Fonseca e Rafael Santos
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva