Domingo, 19 de Maio de 2024
77 9 9927 9463
Bahia Mais Segurança

Câmeras corporais são implantadas nas fardas dos agentes de segurança da Bahia

Tecnologia de ponta garante mais transparência, proteção e qualidade no trabalho policial

07/05/2024 13h04 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Foto: Rafael Rodrigues/GOVBA
Foto: Rafael Rodrigues/GOVBA

A partir de hoje, 7 de maio de 2024, as câmeras corporais operacionais (CCOs) começam a ser utilizadas pelos agentes da Polícia Militar da Bahia. A iniciativa, pioneira no país, tem como objetivo aumentar a transparência, a segurança e a qualidade do trabalho das forças de segurança do estado.

Nesta primeira etapa, 448 câmeras serão utilizadas por policiais de três Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) em Salvador: Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. As unidades foram escolhidas a partir de um critério técnico que levou em consideração o número de atendimentos de ocorrência.

Mais transparência e proteção para todos

As CCOs farão um registro audiovisual contínuo e ininterrupto da atuação dos policiais, o que permitirá uma maior transparência nas ações das forças de segurança. As imagens também poderão ser utilizadas como prova em investigações criminais, o que contribuirá para a qualificação do trabalho policial e a punição dos infratores.

"As câmeras vêm em um viés de transparência da ação policial, de proteção ao policial e ao cidadão", afirmou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. "É um instrumento de trabalho, de ferramenta que, inclusive, pode ser utilizado como meio probatório, evitando, também, denúncias, falsas denúncias, e esclarecendo qualquer tipo de situação que envolva aquele processo policial. Então, mais do que tudo, as câmeras corporais são proteção, segurança e transparência ao policial e à população", completou.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Implementação gradativa e benefícios para todos

A implantação das CCOs será gradativa e, nas próximas etapas, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto baiano é o primeiro do país a implantar as câmeras corporais em todas as forças de segurança.

Além de aumentar a transparência e a segurança, o uso das CCOs também trará outros benefícios, como:

  • Qualificação das investigações criminais: as imagens das câmeras poderão ser utilizadas como prova em investigações criminais, o que contribuirá para a elucidação de crimes e a punição dos infratores;
  • Treinamento de novos agentes: as gravações das CCOs poderão ser utilizadas para o treinamento de novos agentes, o que contribuirá para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela polícia;
  • Aprimoramento contínuo dos profissionais: as imagens das CCOs também poderão ser utilizadas para o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança.

Tecnologia a serviço da segurança pública

A implantação das CCOs é mais um passo importante para a modernização das forças de segurança da Bahia. O Governo do Estado já investiu R$ 650 milhões na construção e reforma de 500 unidades policiais e de bombeiros em todo o estado, além de ter entregue 1.300 novas viaturas. Na área de tecnologia, mais de 1.500 foragidos foram localizados com a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial e mais de 400 veículos roubados foram recuperados com o Sistema de Reconhecimento de Placas. Além disso, o Governo do Estado tem promovido a ampliação dos efetivos com a realização de concursos públicos, já tendo contratado mais de 3.200 policiais e bombeiros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias