Na manhã desta terça-feira (20), durante a entrega de ambulâncias no pátio da Sesab (Secretaria de Saúde), no CAB, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) manifestou sua determinação em garantir a imparcialidade das forças de segurança durante as eleições municipais de 2024. Ele afirmou que se reunirá com a cúpula das forças de segurança da Bahia para garantir que não haja interferência no processo eleitoral.
Jerônimo destacou sua intenção de evitar qualquer manifestação partidária por parte dos policiais, citando como exemplo o uso controverso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Na ocasião, a PRF foi acusada de tentar impedir o deslocamento de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em favor de Jair Bolsonaro (PL).
“Eu chamei a minha Secretária de Segurança pedindo que eu quero a lisura. Não quero nenhum policial meu, nenhum, com adesivo partidário misturado com a farda, de lado nenhum. O que eu quero é que o melhor na urna ganhe, sendo meu [aliado] ou não. Eu tenho que primar pela democracia”, declarou o governador.
Além disso, Jerônimo anunciou que procurará o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para assegurar a liberdade de deslocamento dos eleitores no dia da votação. Ele também pretende solicitar uma reunião com a PRF para estabelecer um ambiente de confiança e evitar qualquer uso indevido do poder policial.
O governador lembrou que o ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, foi indiciado recentemente pela Polícia Federal sob suspeita de usar a estrutura da corporação para favorecer Bolsonaro, descumprindo ordens do ministro do STF e então presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Mín. 18° Máx. 21°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado