Sábado, 23 de Novembro de 2024
11970913116
Região Sudoeste Eleições 2024

Justiça Eleitoral barra uso de 'outdoor disfarçado' na campanha de Guilherme Bonfim

Juiz determina abstenção de uso de banners com mais de 0,5m² após representação do PSDB

02/09/2024 14h43 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Reprodução /
Reprodução /

A 90ª Zona Eleitoral de Brumado, sob a responsabilidade do juiz Tadeu Santos Cardoso, concedeu parcialmente uma tutela de urgência em resposta a uma representação movida pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra Guilherme de Castro Lino Bonfim, Edineide de Jesus Novais Silva, e a Coligação Renovar para Transformar, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, PODE, PSB, PSD e PMB. A ação do PSDB alegou que os representados utilizaram propaganda eleitoral irregular ao afixar um banner com dimensões superiores a 0,5m² durante um evento em 31 de agosto de 2024, caracterizando o que o partido chamou de "outdoor disfarçado", prática proibida pela legislação eleitoral.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao analisar o pedido, o juiz Tadeu Santos Cardoso observou que a situação se enquadra nas previsões do Código de Processo Civil (CPC), que autoriza a concessão de tutela de urgência quando há elementos que indicam a probabilidade do direito e risco de dano irreparável ou de difícil reparação. Apesar de um caso anterior em que o magistrado não considerou a propaganda como um outdoor, neste caso, ele decidiu seguir o recente entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que determinou a abstenção do uso de propagandas com dimensões superiores a 0,5m², mesmo que móveis.

Diante disso, a Justiça Eleitoral determinou que os representados se abstenham de veicular propagandas com artefatos maiores que 0,5m², sob pena de multa de R$ 2.000,00 por utilização. A decisão também inclui a citação dos representados para apresentação de defesa no prazo de dois dias, seguida de análise pelo Ministério Público Eleitoral.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias