Segunda, 16 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Região Sudoeste Eleições 2024

Justiça Eleitoral barra uso de 'outdoor disfarçado' na campanha de Guilherme Bonfim

Juiz determina abstenção de uso de banners com mais de 0,5m² após representação do PSDB

02/09/2024 14h43 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Reprodução /
Reprodução /

A 90ª Zona Eleitoral de Brumado, sob a responsabilidade do juiz Tadeu Santos Cardoso, concedeu parcialmente uma tutela de urgência em resposta a uma representação movida pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra Guilherme de Castro Lino Bonfim, Edineide de Jesus Novais Silva, e a Coligação Renovar para Transformar, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, PODE, PSB, PSD e PMB. A ação do PSDB alegou que os representados utilizaram propaganda eleitoral irregular ao afixar um banner com dimensões superiores a 0,5m² durante um evento em 31 de agosto de 2024, caracterizando o que o partido chamou de "outdoor disfarçado", prática proibida pela legislação eleitoral.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao analisar o pedido, o juiz Tadeu Santos Cardoso observou que a situação se enquadra nas previsões do Código de Processo Civil (CPC), que autoriza a concessão de tutela de urgência quando há elementos que indicam a probabilidade do direito e risco de dano irreparável ou de difícil reparação. Apesar de um caso anterior em que o magistrado não considerou a propaganda como um outdoor, neste caso, ele decidiu seguir o recente entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que determinou a abstenção do uso de propagandas com dimensões superiores a 0,5m², mesmo que móveis.

Diante disso, a Justiça Eleitoral determinou que os representados se abstenham de veicular propagandas com artefatos maiores que 0,5m², sob pena de multa de R$ 2.000,00 por utilização. A decisão também inclui a citação dos representados para apresentação de defesa no prazo de dois dias, seguida de análise pelo Ministério Público Eleitoral.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias