Morreu na madrugada deste domingo (2) o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. Natural de Brumado, cidade do Centro-Sul da Bahia, ele tinha 86 anos e estava internado desde a última sexta-feira (31). A informação foi confirmada pelo filho do ex-chefe do Executivo estadual, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB).
Newton Cardoso enfrentava problemas de saúde desde o ano passado, quando sofreu uma queda e fraturou duas costelas. Desde então, passou a ter complicações como arritmias cardíacas e dificuldades respiratórias.
Ao anunciar a morte do pai, Newton Júnior destacou o legado político do ex-governador. “Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade. Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, declarou.
Newton Cardoso governou Minas Gerais entre 1987 e 1990. Antes disso, foi prefeito de Contagem por três mandatos, deputado federal em três legislaturas e vice-governador do estado de 1999 a 2002, durante a gestão de Itamar Franco. Ao longo de sua trajetória política, sempre foi filiado ao MDB e ficou conhecido pelo apelido de “Newtão”.
O velório do ex-governador será realizado nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A família ainda divulgará mais detalhes sobre a cerimônia.