O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última sexta-feira (27) o afastamento do prefeito de Boquira, Alan Machado França (PSB), no âmbito da 4ª fase da Operação Orveclean, deflagrada pela Polícia Federal. A ação visa desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes em licitações, desvio de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Alan chegou a ser preso por porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado após pagamento de fiança.
Em nota, o prefeito afastado negou veementemente qualquer envolvimento em atividades ilícitas, tanto por parte dele quanto de sua equipe.
Nesta segunda-feira (30), conforme apuração do site Achei Sudoeste, a Câmara de Vereadores de Boquira empossou o vice-prefeito Emanuel Ribeiro Brito (PSD), de apenas 26 anos, como novo gestor municipal. Ele já está despachando na sede da prefeitura e iniciou articulações com vereadores e lideranças políticas locais para definir as diretrizes de sua administração.