A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou nesta quinta-feira (28), a distribuição de 853 toneladas de silagem para agricultores familiares. A ação emergencial é uma resposta à grave seca que assola Guanambi e toda a região.
No primeiro dia de distribuição, foram beneficiados 359 agricultores. A procura foi grande e toda uma estrutura foi montada para atender a alta demanda. O prefeito Nal Azevedo e o secretário de Agricultura Vanderlei Florêncio acompanharam pessoalmente o atendimento.
“Quem não recebeu no primeiro dia, pode ficar tranquilo, iremos seguir entregando nesta sexta e demais dias, em regime de mutirão”, afirmou o prefeito Nal Azevedo.
Os produtores saíram satisfeitos com o recebimento de uma ração de alta qualidade. “Esta é uma ração forte e própria para o gado, é a melhor que temos. A Prefeitura de Guanambi saiu na frente, nem com dinheiro hoje se consegue comprar”, disse o empresário Luiz Carlos Fernandes, distribuidor que acompanhou o atendimento.
Produtores desesperados
“Eu não sabia mais o que fazer, o dinheiro para comprar a ração acabou e eu estava cortando capim que nasce nas laterais das rodovias. Agora tenho ração para o meu gado, até a chuva chegar e o pasto melhorar”, afirmou o senhor Antônio Cardoso, de 78 anos, residente na zona rural de Guanambi.
Já o produtor Josias Amorim, de 69 anos afirmou que o dinheiro da aposentadoria estava sendo gasto para comprar ração. “Esta ração veio em boa hora, teremos um tempo para respirar, e com a previsão de chuvas, o que recebi dará para o gado aguentar”, disse.
Quem pode receber:
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva