Nesta sexta-feira (4), Brumado deu um importante passo na promoção das políticas públicas voltadas às mulheres com a realização da primeira reunião do recém-instalado Conselho Municipal da Mulher. O encontro contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, da área da Educação, da Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública e de diversos setores da sociedade civil.
Na ocasião, a primeira-dama do município, Abiara Dias, foi escolhida por unanimidade como a primeira presidente do Conselho, que tem como objetivo central a defesa dos direitos das mulheres brumadenses e o fortalecimento de ações voltadas à equidade de gênero.
A criação do Conselho é fruto de um projeto de lei apresentado anteriormente pela vereadora Verimar Meira, ainda durante a legislatura passada. No entanto, por falta de iniciativa da antiga gestão municipal, o órgão nunca chegou a ser implantado. Agora, com o apoio da atual administração, o Conselho se torna realidade e já inicia seus trabalhos com participação ativa da sociedade e de instituições públicas.
O município também se prepara para a 1ª Conferência Municipal das Mulheres, marcada para o dia 23 de julho, que deverá reunir representantes de diversas áreas para debater propostas e construir uma agenda de ações concretas em favor das mulheres de Brumado.
Segundo Abiara Dias, assumir a presidência do Conselho é uma honra e um compromisso com todas as brumadenses.
“É o início de uma trajetória de conquistas. Começamos com boas notícias e com a certeza de que estamos no caminho certo para garantir mais respeito, participação e proteção para as mulheres da nossa cidade”, afirmou.