A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais protagonismo nas políticas públicas voltadas à infraestrutura aeroportuária. Esse compromisso foi destaque nesta terça-feira (8), durante a cerimônia do 6º Prêmio Aeroportos Sustentáveis, promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, que reconheceu as melhores práticas ambientais dos operadores diante dos desafios da transição energética e das mudanças climáticas.
Ao todo, 37 iniciativas foram avaliadas no período de 2023/2024, com base em quatro categorias de movimentação de passageiros e três eixos de análise: Sociedade (engajamento social dos aeroportos), Insumos (gestão do consumo de energia, recursos hídricos e resíduos) e Externalidades (gestão de emissões e ruído).
Representando o Ministério de Portos e Aeroportos, a diretora de Sustentabilidade Larissa Amorim destacou o alinhamento técnico e institucional do prêmio com a agenda ambiental do setor aéreo. “O prêmio é a cara da sustentabilidade e mostra toda a vanguarda e iniciativa que o setor aéreo tem nessa pauta. A Anac é sempre muito parceira nas entregas e muito reconhecida pela sua acurácia técnica, pela seriedade na regulação e pelo compromisso com ações sustentáveis. O Aeroportos Sustentáveis é um exemplo claro disso”, completou.
Uma das novidades desta edição foi a certificação automática de critérios relacionados ao programa Airport Carbon Accreditation (ACA), do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina (ACI-LAC). A parceria com a ACI-LAC reforça o alinhamento dos aeroportos brasileiros às melhores práticas globais em sustentabilidade e descarbonização do setor aéreo.
O Prêmio Aeroportos Sustentáveis integra o Plano de Ação Ambiental 2025–2027 da Anac. Criado em 2013, o programa tem o objetivo de incentivar e reconhecer a evolução da gestão ambiental nos aeroportos do país.
Vencedores da 6ª edição – por categoria e eixo:
Aeroportos até 200 mil passageiros/ano
* Sociedade: Aeroporto de Maricá – Codemar
* Insumos: Aeroporto de Campina Grande – Aena Brasil
* Externalidades: Aeroporto de Macaé – Zurich Airports
Aeroportos até 1 milhão de passageiros/ano
* Sociedade e Insumos: Aeroporto de Juazeiro do Norte – Aena Brasil
* Externalidades: Aeroportos de Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco – Vinci
Aeroportos até 5 milhões de passageiros/ano
* Sociedade: Aeroporto de Manaus – Vinci
* Insumos e Externalidades: Aeroporto de Florianópolis – Zurich Airports
Aeroportos com mais de 5 milhões de passageiros/ano
* Sociedade: Aeroportos de Confins – BH Airport; e Salvador – Vinci
* Insumos: Aeroporto de Salvador – Vinci
* Externalidades: Aeroporto de Confins – BH Airport
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos