A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) está mobilizando toda a Bahia para a realização das diferentes etapas das Conferências de Políticas para as Mulheres. Nesta quinta-feira (10), o tema foi debatido com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Ipirá. Também no município, a SPM realizou o Seminário Territorial “Oxe, me respeite - nas escolas”, no CETI Professor Arismário Sena Ferreira.
A secretária de políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância destas duas atividades no município. “O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Ipirá (CMDM), recém-criado, começa a escrever uma história diferente para fazer o enfretamento das desigualdades e pensar nas políticas públicas que possam melhorar a vida das mulheres e este encontro foi fundamental para estreitar o diálogo, ainda mais porque este é um ano de conferências. Já com o Oxe, me respeite - nas escolas, estamos atuando em ações pedagógicas sobre todas as violências de gênero, entendo ser a escola um ambiente especial para trabalharmos com essa sensibilização no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Sobre as conferências- O Governo do Estado da Bahia convocou a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), com o objetivo de integrar propostas para fortalecer e ampliar políticas públicas para as mulheres, considerando a interseccionalidade, para promover democracia e igualdade, garantindo voz e representatividade à diversidade feminina.
A 5ª CEPM será realizada em Salvador de 27 a 29 de agosto, sob a coordenação da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Antes da CEPM, estão sendo realizadas as conferências municipais e livres, envolvendo segmentos sociais, organismos de políticas para as mulheres, movimentos feministas, organizações de mulheres e outros setores da sociedade civil.
Sobre o Oxe, me respeite – nas escolas- Já o projeto Oxe, me respeite - nas escolas é desenvolvido pela SPM em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). O objetivo é fortalecer a prevenção das violências baseadas em gênero e raça no ambiente escolar, em conformidade com a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), promovendo a integração entre gestoras escolares, educadoras sociais e instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. O projeto deve alcançar 300 escolas em 10 Territórios de Identidade da Bahia.
Fonte: Ascom/SPM