Uma iniciativa voltada para fomentar o empreendedorismo no setor de games e impulsionar a internacionalização dos estúdios baianos. Assim é a Trilha de Aceleração de Negócios da Indústria de Games da Bahia, lançada na quinta-feira (10), em Salvador, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia. A ação, que integra o Programa Bahia Mais Inovadora, vai oferecer suporte técnico, mentorias, formação empreendedora, acesso ao mercado e preparação para captação de recursos. O evento de lançamento reuniu lideranças locais e nacionais dos setores de games e inovação.
Além do lançamento da Trilha, o encontro marcou a criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Bahia Games e Entretenimento Digital, que reúne representantes da Secti, Fapesb, SEC, Instituto Anísio Teixeira, Secult, Funceb, Setre e Setur. A programação contou ainda com um workshop promovido pela Playbor, primeira aceleradora de games da América Latina e primeira pré-aceleradora de games do mundo, e apresentação da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) sobre o papel da instituição no segmento. Também foram exibidos os jogos desenvolvidos com recursos do Edital Metaverso no 2 de Julho da Fapesb, incluindo episódios em realidade estendida sobre a Independência da Bahia.
O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca como a ação pode impactar também os jovens baianos. “É uma agenda importante para trazer também o jovem para perto da programação. É um chamariz interessante para que ele possa entrar para a programação de games e para o mundo da computação. Além do jogo, do entretenimento, ele pode ir para a indústria 4.0, usando as ferramentas de imersão tridimensional para formação, capacitação e apoio nas paradas industriais, ou seja, fornecendo informação para aquele técnico que está fazendo a manutenção do equipamento. Tem muita coisa que pode se fazer com essa tecnologia dos games e a gente está aqui hoje montando uma estrutura de apoio para esse empreendedor da área”.
Para Tauan Reis, coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, a parceria com a pasta de CT&I irá fortalecer e impulsionar o segmento. “A indústria de games sempre foi um setor importante para nós, do Sebrae. De alguma maneira, sempre apoiamos, sempre estivemos próximos. Mas, desta vez, viemos em parceria com a Secti, trazendo um trabalho propositivo, no qual acreditamos que vamos entrar, de fato, com força, incentivando e fomentando esse setor que é tão importante para o nosso estado. Estamos muito felizes e acreditamos nessa iniciativa que começa hoje com o lançamento”, afirma.
Roberval Araújo, CEO e cofundador da Epra Games e membro do conselho fiscal da Associação Brasileira da Indústria de Games (Abragames), ressalta o significado da ação para projetos em estágio inicial. “A Trilha de Aceleração de Negócios voltada para jogos é fundamental para que as empresas que estão nascendo, que estão começando, já tenham suporte, estrutura e fundamentação para seguir no seu caminho de negócio, algo que é muito difícil para o empreendedor, sobretudo na economia criativa”.
As inscrições para a Trilha de Aceleração já estão abertas e seguem até o dia 24 de julho. Serão selecionados até 20 projetos de negócios do setor de games para participar do programa, que tem como foco o desenvolvimento profissional, o aprimoramento técnico e a validação de soluções inovadoras, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de games na Bahia. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente de forma online, por meio do formulário disponível no link: https://programas.sebraestartups.com.br/in/gamesba-2025 .
Fonte
Ascom/Secti