Entre os dias 21 e 26 de julho, seis municípios do Norte do estado irão receber a 2ª fase da 3ª Etapa da Caravana Bahia Sem Fogo, iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Os municípios contemplados nesta etapa são Jaguarari (21/07), Senhor do Bonfim (22/07), Pindobaçu (23/07), Saúde (24/07), Jacobina (25/07) e Miguel Calmon (26/07), todos com histórico significativo de ocorrência de queimadas nos últimos cinco anos.
A Caravana é considerada uma das principais estratégias do Programa Bahia Sem Fogo, funcionando como uma força-tarefa itinerante que promove ciclos de diálogo, oficinas e ações educativas com foco na prevenção de incêndios. A ação integra o Plano de Ações Preventivas e de Preparação para os Incêndios Florestais 2025 e tem como objetivo intensificar a mobilização, sensibilização e preparação das comunidades locais para a prevenção aos incêndios florestais.
Segundo a coordenadora estadual do programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, a proposta é ampliar o senso crítico dos atores locais, demonstrando os danos ambientais, sociais e econômicos provocados pelo uso indevido do fogo, especialmente em áreas ecologicamente sensíveis como o Bioma Caatinga, predominante na região. Reconhecido como único no mundo e detentor de rica biodiversidade, o bioma tem sofrido com a recorrência de queimadas provocadas principalmente por ações humanas, o que reforça a urgência das ações preventivas.
A seleção dos municípios participantes segue critérios técnicos e objetivos, priorizando as zonas de amortecimento das Unidades de Conservação (UCs) do Estado e áreas com maior vulnerabilidade hídrica e ambiental. Para isso, são utilizadas ferramentas de georreferenciamento e análise de dados, como o Banco de Dados de Queimadas, a plataformas de monitoramento, além de relatórios operacionais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e do Inema.
O Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema e conta com a colaboração de várias entidades parceiras. Entre elas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que atua na gestão ambiental; as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), que contribuem com suporte em áreas de segurança e saúde; e o CBMBA, responsável por ações de combate a incêndios.
Além desses parceiros, a Casa Civil coordena as ações governamentais, enquanto a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) oferece suporte em emergências e desastres. A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) também participa atuando na proteção e fiscalização ambiental.
Fonte: Ascom/ Inema