Neste sábado (19), o programa Univerciência apresenta uma pesquisa que estuda a teoria da produção da fala em pessoas com síndrome de Down, e mostra uma nova forma de cultivar de maracujá, variedade específica de maracujazeiro. O público também acompanha como o departamento de Zootecnia da UFC se tornou referência na criação e manejo de abelhas nativas brasileiras, e um estudo sobre cavalos-marinhos, com o objetivo de compreender a realidade da espécie.
Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) investiga a fala de pessoas com síndrome de Down, com foco na identificação de possíveis marcas de dialeto. A pesquisa analisa características acústicas da fala para compreender se há traços regionais mesmo em indivíduos com alterações no cromossomo 21.
No Rio Grande do Norte, pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, criaram uma nova cultivar de maracujá. Com vinte anos de trabalho, essa nova espécie do fruto foi criada por meio da técnica de porta-enxerto de maracujazeiro, resistente à fusariose e tolerante a estresses hídrico e salino.
O programa vai mostrar ainda o departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), referência na criação e manejo de abelhas nativas brasileiras. O objetivo dos estudiosos é compreender mais sobre os hábitos e o manuseio de abelhas e colmeias do país, contribuindo com a etapa da polinização.
Ainda nesta edição, o Univerciência traz a preservação dos cavalos-marinhos, espécie ameaçada de extinção no litoral brasileiro. Realizada em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa busca compreender a realidade da espécie, a fim de desenvolver ações de preservação.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020, pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
Serviço:
Síndrome de down, maracujá, abelhas nativas e cavalos-marinhos no Univerciência neste sábado
Quando: sábado (19), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (23), às 19h
Onde: TVE, tve.ba.gov.br e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte: Ascom/Irdeb