A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai implantar um novo curso superior EaD com foco na formação de profissionais para o setor público. A graduação em Tecnologia em Gestão Pública terá início previsto para o primeiro semestre de 2026, com 150 vagas distribuídas entre os polos de Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Jacaraci, Macaúbas e Ipiaú.
A proposta foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e será ofertada por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uesb. O curso será realizado dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma iniciativa da Capes voltada à ampliação do acesso ao ensino superior público e gratuito em formato remoto.
De acordo com a Uesb, o objetivo da graduação é formar gestores públicos capacitados para identificar problemas e propor soluções eficientes, com base em critérios sociais, econômicos, políticos e legais. A ideia é contribuir com a qualificação dos serviços públicos e o desenvolvimento regional por meio de uma formação técnica, prática e contextualizada.
O novo curso também reafirma o papel da universidade na democratização do ensino, principalmente em cidades do interior, como Brumado, onde a oferta de cursos presenciais ainda é limitada. Desde 2006, a Uesb já ofertou mais de 6.500 vagas EaD, e atualmente mantém mais de 3.200 alunos em cinco cursos de graduação e oito especializações nessa modalidade.
A previsão é de que o edital com as regras para seleção dos estudantes seja lançado em agosto. A universidade também informou que continuará investindo na estrutura física e tecnológica dos polos, além de manter programas de capacitação para professores e técnicos que atuam no ensino a distância.
Em Brumado, a chegada da nova graduação representa mais uma oportunidade de qualificação gratuita e de qualidade, especialmente para quem deseja ingressar ou se desenvolver no serviço público