Tem início nesta segunda-feira (28) a 334ª Romaria do Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, considerada a maior manifestação religiosa do estado e uma das mais tradicionais do Brasil. O evento, que acontece até o dia 6 de agosto, atrai milhares de romeiros e peregrinos de várias partes do país à cidade de Bom Jesus da Lapa, reconhecida como a “capital baiana da fé”. Desde 2023, a festa é oficialmente tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
Neste ano, a romaria tem como tema “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, em comunhão com o Jubileu da Esperança vivido pela Igreja.
A programação começa com o novenário, que será realizado até o dia 5 de agosto, com sete missas diárias, além de orações do terço devocional, batizados na Gruta da Soledade e a novena solene às 19h.
O ponto alto ocorre no dia 6 de agosto, com a celebração da Transfiguração do Senhor. Neste dia, as atividades começam às 5h com a alvorada festiva, e seguem com missas, translado da imagem do Bom Jesus para a Catedral Nossa Senhora do Carmo, terços, e a tradicional procissão, que parte da catedral às 17h em direção ao santuário, onde será celebrada a missa de encerramento às 19h.
A romaria representa mais que fé: é também um momento de tradição, cultura e encontro espiritual para milhares de devotos que, ano após ano, mantêm viva uma história de mais de três séculos.