Estudantes do último ano do ensino médio da rede estadual participam, nesta quarta-feira (30), da primeira etapa do Concurso Redação Nota 1000. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) será aplicada em todas as salas de 3ª série, com o objetivo de estimular a prática da leitura e escrita e de promover a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nesta primeira avaliação, o tema apresentado é “A memória como ferramenta de resgate e construção de um futuro mais justo: lições da ditadura militar", inspirado na obra de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda estou aqui".
De acordo com o coordenador do ensino médio da SEC, Ítalo Paim, a avaliação será apresentada mensalmente, até novembro, quando serão aplicadas as provas do Enem. Em cada mês, um tema diferente será proposto aos concluintes do ensino médio como forma de reforçar o aprendizado. Ele explica que todas as redações passarão por correção, possibilitando ao estudante identificar os pontos fortes e aqueles que precisam de mais atenção do candidato.
Cada texto deve conter de 20 a 30 linhas e obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo. As correções das redações serão liberadas ao final de cada etapa, com critérios unificados e adaptações para as modalidades específicas.
Premiação
O Concurso Redação Nota 1000 vai selecionar os três melhores textos de cada ciclo de acordo com a pontuação obtida, avaliados pela Comissão de Avaliação da Secretaria da Educação, considerando cada tema do edital.
Cada estudante poderá ser premiado apenas em um ciclo e, caso seja vencedor em mais de um, será considerada a maior nota obtida. A premiação ocorrerá durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual e o resultado final estará disponível no site oficial da SEC ( www.educacao.ba.gov.br ). Os autores das 15 redações premiadas serão agraciados com um notebook e um certificado de premiação e reconhecimento.
Fonte: Ascom/SEC