Moscou, 15 de fevereiro de 2024 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (14) que cientistas russos estão próximos de desenvolver vacinas contra o câncer que em breve poderão estar disponíveis para os pacientes.
Em discurso televisionado durante um fórum em Moscou sobre tecnologias futuras, Putin disse que o país chegou "muito perto da criação das chamadas vacinas contra o câncer e de medicamentos imunomoduladores de uma nova geração".
"Espero que em breve eles sejam efetivamente usados como métodos de terapia individual", acrescentou o presidente.
No entanto, Putin não forneceu detalhes sobre quais tipos de câncer as vacinas propostas teriam como alvo ou como elas funcionariam.
O desenvolvimento de vacinas contra o câncer é uma área de pesquisa em rápido crescimento, com vários países e empresas trabalhando em diferentes abordagens. No ano passado, o governo do Reino Unido assinou um acordo com a BioNTech para lançar testes clínicos de "tratamentos personalizados contra o câncer", com o objetivo de atingir 10.000 pacientes até 2030.
As empresas farmacêuticas Moderna e MSD também estão desenvolvendo uma vacina experimental contra o câncer que, em um estudo em estágio intermediário, reduziu pela metade a chance de recorrência ou morte por melanoma – o câncer de pele mais mortal – após três anos de tratamento.
Atualmente, existem seis vacinas licenciadas contra o papilomavírus humano (HPV), que causa muitos tipos de câncer, inclusive o câncer de colo do útero, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como vacinas contra a hepatite B (HBV), que pode levar ao câncer de fígado.
O anúncio de Putin sobre o progresso da Rússia na pesquisa do câncer vem em um momento em que o país enfrenta um crescente isolamento internacional devido à sua guerra na Ucrânia.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva