A Associação dos Pequenos Produtores de Queimada Grande e Lagoa Redonda, em Brumado, no território Sertão Produtivo, celebra a transformação proporcionada pela estruturação de quintais produtivos. A iniciativa, apoiada pelo Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), resultou em maior diversidade na produção, aumento na renda e segurança alimentar para as famílias agricultoras.
Veja também:
Alface, rúcula, coentro, salsa, aipim, feijão, couve e muito mais agora fazem parte da realidade dos quintais, antes improdutivos. A presidente da Associação, Quele de Jesus, relata o impacto positivo do projeto:
"Os quintais produtivos impactaram positivamente porque, além de poder plantar, a gente conseguiu ganhar um dinheiro extra com a venda dos produtos aqui na vizinhança e também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município".
A assistência técnica, oferecida pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), contribuiu para o aprimoramento das técnicas de plantio. Raimundo Alves, agricultor familiar, relata a mudança:
"No meu quintal, eu produzo de tudo um pouco: andu, melancia, mamão, tomate, verduras e muito mais. A produção melhorou com as capacitações do pessoal da Asfab, que me ajudou a melhorar o jeito de plantar, especialmente na adubação do quintal produtivo".
A iniciativa da CAR em Brumado é um exemplo das ações que visam garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a geração de renda para as famílias agricultoras. A construção de quintais produtivos e o apoio da assistência técnica garantem uma produção mais segura, eficiente e diversificada, transformando a vida das comunidades e fortalecendo a agricultura familiar na região.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva