Sexta, 22 de Novembro de 2024
11970913116
Segurança Segurança

Governo de Minas recebe cadetes da Polícia Militar do Acre para realização do Curso de Formação de Oficiais

Militares vão passar três anos em Belo Horizonte em treinamento e especialização para contribuir para a segurança pública do estado do Norte do país

27/02/2024 23h20
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG

Referência entre as polícias militares de todo o Brasil, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)  será responsável pelo aprendizado de 27 novos cadetes vindos do Acre, no Norte do país. A recepção foi realizada nesta terça-feira (27/2) na Academia da Polícia Militar do estado, no bairro Prado, em Belo Horizonte.

Acompanhado pelo governador do Acre, Gladson Cameli, e pelo o coronel Luciano Dias Fonseca, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, conheceu os novos cadetes e destacou a importância que o Governo do Estado dá à segurança pública.

"É um orgulho muito grande estarmos participando da formação daqueles que, no futuro, vão comandar a Polícia Militar do Acre. É uma satisfação muito grande também ter essa parceria entre os dois governos. A Polícia Militar de Minas Gerais é um dos grandes orgulhos dos mineiros e eu tenho certeza que sairão muito profissionais exemplares para o estado", disse o governador na solenidade.

"É sempre uma felicidade muito grande participar de um ato na Polícia Militar. Eu me identifico muito com uma instituição que preza pela disciplina e ética. Só se constrói uma sociedade melhor com esses princípios", afirmou Romeu Zema.

Para o governador do Acre, a integração entre os estados vai gerar frutos positivos no futuro. “Quem mais se beneficiará com uma iniciativa como essa será a população acreana. Essa união entre as PMs de Minas e do Acre, que acontece através desse curso, é um exemplo a ser seguido por outros estados. Por isso, agradeço de coração ao governador de Minas, Romeu Zema, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi”, disse o governador Gladson Cameli.

A parceria é resultado do convênio firmado, em dezembro de 2023, entre o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca.

Os cadetes são recém-aprovados no Concurso Público para Aluno Oficial Combatente da Polícia Militar do Acre. Eles serão incorporados a uma turma de 211 cadetes da PMMG, que já se encontra na quinta semana do Curso de Formação de Oficiais. "Para a Polícia Militar de Minas Gerais, é uma honra receber cadetes da Polícia Militar do Acre contribuindo, assim, com a segurança pública do Brasil", ressaltou o coronel Rodrigo Piassi.

O tenente-coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO), ressalta que receber os novos cadetes é uma missão de grande importância. “É uma responsabilidade enorme. São eles que carregarão o nome da Polícia Militar de Minas Gerais para o Acre. Então, para nós é uma honra muito grande e uma responsabilidade muito grande, pois eles deixaram as suas famílias e vão ficar integralmente a disposição da polícia mineira”, ressaltou.
 

Continua após a publicidade
Anúncio
Cristiano Machado / Imprensa MG
Cristiano Machado / Imprensa MG

Sonho realizado

A Academia da Polícia Militar de Minas Gerais é referência em todo o país. Para a cadete Ligia Keetly Silva Alexandrino Chalub, recém chegada do Acre, estudar em uma das melhores academias de polícia do Brasil é um sonho realizado.

“Receber a notícia que teríamos a oportunidade de nos formar na escola bicentenária de formação de oficiais aqui de Minas Gerais foi de extrema felicidade. É uma honra muito grande fazer parte dessa história, pois a academia de Minas Gerais é conhecida nacionalmente pela sua excelência na formação de oficiais. É um desafio para nós deixar nossa família, nossos lares. Isso é um compromisso nosso com o estado do Acre e Minas Gerais”, disse.

Os novos cadetes vieram de ônibus em uma viagem que durou quadro dias. No Acre, eles deixaram suas famílias em busca de aprimoramento e esperam retornar com conhecimento para servir e proteger a população.

“Foi uma viagem necessária. É muito gratificante estar vivendo isso. Vamos passar três anos longe da família, mas estamos vivendo um sonho. Buscamos isso e agora estamos conseguindo realizar”, completa a cadete Luana Nogueira Sampaio.

 A troca de experiências vividas pelos militares de diferentes estados pode e agregar mais conhecimento a todos, segundo o cadete Diogo Victor de Oliveira, da PMMG. “É um momento ímpar essa integração com a polícia do Acre. A segurança pública é prioridade em todo país, por isso, é uma alegria muito grande poder estar recepcionando outros militares e ajudando eles a se formarem”, concluiu. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias