Sexta, 20 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Saúde Tocantins

Governo do Tocantins realiza 1º Encontro do Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa

Evento, nesta quarta-feira, 28, reúne profissionais de saúde e gestores ligados ao cuidado da pessoa idosa em todo o Estado

28/02/2024 22h51
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Estudantes da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins se apresentaram no evento - Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
Estudantes da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins se apresentaram no evento - Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), realiza nesta quarta-feira, 28, o 1º Encontro da Integralidade do Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária à Saúde. O evento reúne gestores e profissionais de saúde ligados ao cuidado da pessoa idosa do Tocantins e ocorre durante todo o dia, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A abertura contou com apresentação dos estudantes da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro, coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), tem o objetivo de subsidiar a implementação da Política de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e, assim, ampliar e qualificar o cuidado ofertado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde em todo o Estado do Tocantins.

“Promover a saúde do idoso é compreender o direto de uma população que tem que ser estimulada a projetos de vida na terceira idade e este encontro vem para juntos discutirmos ações que visem essa qualidade de vida e redução de morbimortalidade dessa população”, destaca o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde/SES-TO, Robson José da Silva.

A diretora de Atenção Primária à Saúde/SES-TO, Cleidimar Rodrigues, ressalta que a atenção primária do Estado vem desenvolvendo políticas e ampliando o conhecimento na tratativa do cuidado qualificado com esse público, com ênfase em auto escuta e acolhimento como também o desenvolvimento de estratégias para alcançar uma saúde de forma integral para nossos idosos. “Cada idoso é diferente, cada um tem uma necessidade e a partir do momento que conseguimos ter esse olhar de forma mais sensível, vamos conseguir preparar as equipes de saúde para receber aquele idoso de acordo com a sua necessidade e a vulnerabilidade. Então esse encontro para sensibilizar tanto os gestores quanto os trabalhadores da saúde é de suma importância, para que possamos ver o idoso dessa forma singular que ele precisa ser visto”, ressalta a coordenadora de Atenção Primária do município de Araguaçu, Lourena Marra.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias