A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a Dengue em crianças de 10 e 11 anos iniciada na terça-feira, 27. A imunização ocorre nas Unidades de Saúde do município e para vacinar é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação.
Inicialmente, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde estavam programadas para contemplar o público entre 10 até 14 anos, mas diante do número limitado de doses disponíveis, 4.500, a vacinação, nesta primeira etapa, foi destinada a crianças de 10 e 11 anos e deverá ser aplicada em duas doses com intervalo de três meses. Ainda segundo o Ministério, o esquema de imunização vai avançar progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde tem intensificado os trabalhos de prevenção e monitoramento por meio de visitas domiciliares para orientação da população e tratamento de reservatórios, inspeção das áreas de risco, levantamento das regiões com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti, a realização de mutirões nos bairros com maior número de focos do mosquito e bloqueios com uso de inseticida nos quarteirões onde houveram casos notificados da doença
“Graças a Deus, temos agido fortemente com as ações de prevenção contra o Aedes aegypti. Com o trabalho atuante dos nossos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde indo aos bairros, promovendo o bloqueio contra os possíveis focos do mosquito, fazendo o acompanhamento das famílias, atuando nos mutirões. Todas essas estratégias vêm dando bons resultados, mas a população, a grande responsável por cuidar de suas próprias casas, é quem pode e deve ajudar nessa operação contra a Dengue. Inclusive, faço um chamamento público aos moradores para que dediquem um tempinho do seu dia-a-dia e vasculhem sem quintais e nos ajudem a prevenir focos de mosquito nas áreas residenciais. Todos juntos, lutando contra a Dengue!”, conclamou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas