Com base no novo relatório do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) sobre a Assistência Farmacêutica de Jequié, publicado no dia 29 de dezembro, o município obteve junto ao órgão uma avaliação excelente das estruturas físicas existentes nas Unidades de Saúde destinadas à dispensação dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para a população.
De acordo com o Conselho Regional de Farmácia da Bahia, durante a visita de fiscalização, foi possível avaliar a dispensação de medicamentos em 30 das 44 unidades cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), perfazendo um total de 63% que foram fiscalizadas. Ainda, segundo relatório do CRF-BA, várias unidades de saúde apresentaram uma infraestrutura que atende aos padrões exigidos pela legislação, com condições adequadas para a climatização, armazenamento de termolábeis, controle de temperatura e sistema informatizado para monitorar a entrada e saída de medicamentos.
O Conselho visitou, também, 13 Unidades de Saúde da Família (USFs) onde observou a importância da presença de atendentes de farmácia, responsáveis para dispensação dos medicamentos, especialmente os antimicrobianos. A legislação vigente requer a presença desses profissionais para garantir a qualidade e segurança da Assistência Farmacêutica. O CRF-BA indicou a necessidade de farmacêuticos responsáveis técnicos para as demais unidades, como forma de aprimorar e tornar ainda mais eficiente o serviço prestado, especialmente nas unidades de alta demanda como os Centros de Saúde.
“Seguimos buscando aperfeiçoar os serviços que são prestados à nossa população e, neste sentido, a excelente aprovação da estrutura física das farmácias da rede municipal é um grande passo dado. Não estamos satisfeitos, acabamos de contratar, via REDA, novos profissionais farmacêuticos que vão ampliar ainda mais o aperfeiçoamento do atendimento da Saúde, visando a promoção e o bem-estar da nossa população, sempre em consonância com as leis vigentes, mas observando sempre o acolhimento, a humanização, de forma que todos que procurem os serviços de Saúde sejam plenamente atendidos em suas demandas.”, destacou o secretário de Saúde,Marlon Pereira.
Confira a publicação do relatório do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, no link a seguir:
https://www.crf-ba.org.br/fiscalizacao-da-assistencia-farmaceutica-em-jequie-desafios-e-recomendacoes-do-crf-ba/
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas