Sexta, 19 de Abril de 2024
77 9 9927 9463
Geral Bahia

Observatório em Gestão Pública une Governo do Estado, Ufba e associação de gestores públicos

O Observatório tem dentre os objetivos, apoiar a formação de técnicos, gestores, representações da sociedade civil e cidadãos. O post Observatório ...

04/04/2024 05h58
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Lucas Silva/Seplan
Foto: Lucas Silva/Seplan

Discutir a criação de um Observatório em Gestão Pública. Este foi o motivo da reunião, realizada nesta quarta-feira (3), entre o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, e representantes da Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia (Aggeb) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A iniciativa para a criação do observatório, segundo o Presidente da Aggeb e coordenador executivo de Planejamento Territorial da Secretaria do Planejamento (Seplan), Thiago Xavier, surgiu em uma discussão interna da associação diante da necessidade de se ter uma referência para a gestão pública, um espaço de estudo e de diagnóstico, para melhor desenvolver as políticas públicas no estado. “Nós sentimos esta carência no Estado da Bahia e acreditamos que o Observatório em Gestão Pública pode suprir esta lacuna”, explicou.

Xavier ainda ressaltou o caráter positivo da reunião realizada na Seplan. “A reunião foi positiva porque não se constrói um observatório como este com poucas institucionalidades. É preciso que a sociedade e a Aggeb, junto com a universidade e o governo estadual, contribuam na construção, então, hoje estivemos reunidos com a Seplan, o primeiro espaço, mas outras secretarias serão ouvidas, pontuou o coordenador.

A professora e pesquisadora pela Ufba, Tânia Fischer, destacou o conteúdo do encontro. “Nós discutimos um acordo de cooperação para fazermos um observatório tanto para as práticas de gestão, quanto para a realização de formações para atuais e futuros servidores estaduais”.

O Observatório em Gestão Pública tem como finalidade desenvolver estudos e pesquisas no âmbito da gestão pública estadual, realizando o monitoramento e avaliação que contribuam para o acompanhamento e a tomada de decisão sobre as estruturas de gestão, além de apoiar a formação de técnicos, gestores, representações da sociedade civil e cidadãos.

Fonte: Ascom/Seplan

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias