Mais um passo importante para a consolidação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) foi dado, com a aprovação, em Colegiado Gestor, do regimento que norteará o avanço da oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau).
A pasta compreende que investir nas PICS é aplicar em uma abordagem mais humanizada, integral e eficaz para o cuidado com a saúde. Ao integrar essas práticas ao sistema de saúde, é promovido o bem-estar e a qualidade de vida da população, além de contribuir para a construção de um sistema mais inclusivo e sustentável.
As PICS são um conjunto de abordagens terapêuticas que têm ganhado destaque pelo seu potencial complementar aos tratamentos convencionais, promovendo uma visão mais holística do cuidado com a saúde.
Entre as PICS ofertadas em Camaçari na Atenção Básica e Especializada estão: auriculoterapia, ginástica terapêutica Lian Gong, massagem Shantala, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, imposição de mãos, dança circular, práticas energéticas\vibracionais meditativas\contemplativas, musicoterapia, fitoterapia, yoga, reflexoterapia, e aromaterapia.
As PICS estão presentes em Camaçari desde a década de 1970, e no ano de 1996 foi iniciada na Sesau com uma horta comunitária em Parafuso. Em 2017, foi instituído o Nupics através da Portaria Municipal n.º 052/2017 e que agora teve seu regimento aprovado.
O próximo passo será a elaboração da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) para aprovação no Conselho Municipal de Saúde e na Câmara Municipal de Camaçari.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas