Nesta sexta-feira (05), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador, gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou a soltura de 23 animais silvestres. Dentre eles, destaca-se o Jacaré [Paleosuchus palpebrosos], um macho de 1,5m, resgatado na praia da Pituba no último feriado.
Segundo o biólogo responsável pela ação de soltura, Haeliton Cerqueira, apesar de o Jacaré ter apresentado algumas escoriações ao chegar no Centro de Triagem, estava apto para soltura. “Após o resgate, ele passou pelos procedimentos clínicos padrão, e não foi identificado nada que impedisse a devolução do animal na natureza”, afirma Haeliton.
Questionado sobre o motivo que poderia ter levado o Jacaré a se aproximar da praia, Haeliton destaca o aumento do nível dos rios. “O aparecimento dos animais que vivem nos recursos hídricos se dá pelo aumento do nível de água que é causado pelas frequentes chuvas nesses períodos. Eles são levados pela correnteza até a superfície, sendo canteiros nas vias públicas ou foz nas praias”, explica.
Soltura em reserva ambiental
Além do Jacaré, outros 22 indivíduos de diferentes espécies também foram devolvidos à natureza, incluindo: 4 Jibóias [Boa constrictor], 1 Cainana [Spilotes pullatus], 2 Jararacas [Bothrops leucurus], 1 Iguana-verde [iguana iguana], 1 Cobra-cega [Amphisbena alba], 1 Cascavel [Crotalus durissus], 3 Gaviões-carcará [Caracara plancus], 1 Gavião-carijó [Rupornis magnirostris], 5 Sariguês-orelhas-pretas [Didelphis aurita], e 3 Cachorros-do-mato [Cerdoncyon thous].
O novo lar escolhido para as espécies foi a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Jequitibá, gerida pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia – FERBASA.
Haeliton enfatiza a importância da ação de soltura para a conservação da fauna silvestre. “Cada animal que retorna a natureza representa um passo significativo na missão de preservar a biodiversidade e garantir o equilíbrio dos ecossistemas”.
Resgate
O CETAS, com suas sedes em Salvador e Cruz das Almas, é um ponto de referência na proteção da vida selvagem, resgatando animais feridos, vítimas de maus-tratos ou que necessitam de cuidados especiais. Além disso, oferece um canal para entrega voluntária de animais silvestres, garantindo que aqueles que se encontram longe de seu habitat natural tenham a chance de voltar à liberdade.
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp (71) 99661-3998.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado