Sábado, 18 de Maio de 2024
77 9 9927 9463
Turismo Bahia

A imersão no turismo comunitário é uma nova tendência na Bahia

As experiências incluem o cotidiano das comunidades, a diversidade da culinária local e desfrutar de atrações naturais preservadas. O post A imersã...

13/05/2024 18h35
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Arquivo Ascoma
Foto: Arquivo Ascoma

Novas experiências e vivências únicas, com direito a experimentar um pouco do cotidiano das comunidades, saborear a diversidade da culinária local e desfrutar de atrações naturais preservadas. Esses e outros atrativos estão disponíveis nos diversos roteiros de Turismo Comunitário da Bahia, a exemplo das comunidades de Matarandiba, Mar Grande (Jaburu/Ilhota), Jiribatuba, Barra Grande, Misericórdia e Bom Despacho, nos municípios de Vera Cruz e Itaparica.

Essas comunidades, que fazem parte da Associação Comunitária de Matarandiba (Ascoma)/Turismo Comunitário de Matarandiba (@viverturmat), receberam apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os investimentos foram aplicados na estruturação da atividade turística, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável de comunidades da Ilha de Itaparica, por meio do Turismo Comunitário. A ação atende mais de 100 famílias.

Foto: Arquivo Ascoma
Foto: Arquivo Ascoma

No âmbito do projeto, a CAR distribuiu equipamentos para hotelaria, móveis, utensílios e kits de primeiros socorros, além de equipamentos de proteção individual (EPI), de pesca e kits esportivos para a poiar a prática do turismo.

Elizângela Lopes Lima, que é pescadora, marisqueira, moradora de Matarandiba e conselheira financeira da Ascoma, ressaltou o quanto essa ação é importante. “O investimento nessas políticas públicas é importante para fortalecer a economia local e produção associada ao turismo comunitário e nos ajudou muito. Nossas parcerias de alimentação, hospedagem familiar, trilhas, passeios de barco, marisqueiras e mergulhadores puderam melhorar mais ainda a qualidade dos serviços prestados. Precisamos preservar, conservar e promover a valorização dos povos tradicionais, que somos nós, que promovemos um turismo autêntico, turismo de gente pra gente”.

Foto: Arquivo Ascoma
Foto: Arquivo Ascoma

Evaldo José Pereira, responsável pelo grupo de turismo comunitário da Ascoma, destacou que esses investimentos no turismo comunitário são necessários para que o turismo seja feito com qualidade e excelência. “Essas políticas públicas são essenciais. Isso para que as comunidades possam mostrar as suas belezas naturais e o pertencimento de cada comunidade. A economia local foi mais aquecida, circulou mais a moeda social que temos em nossa comunidade e muitas famílias foram beneficiadas”.

Para qualificar o trabalho da associação foram realizadas oficinas de capacitação em gestão de roteiros turísticos comunitários, receptivo e condução dos visitantes, comunicação para redes locais de turismo comunitário, gestão em mídias sociais, em mercados de turismo e comunicação e marketing em turismo comunitário.

Foto: Arquivo Ascoma
Foto: Arquivo Ascoma

Outros roteiros

Por meio da CAR, foram destinados recursos para desenvolver a atividade de turismo sustentável em dezenas de comunidades pela Bahia, com investimentos destinados à criação de espaços multifuncionais, receptivos para turistas, chalés, trenzinho, embarcações, quadriciclo, kijêmes (dormitórios indígenas), museus, bicicletas, caiaques, entre outros.

Entre os municípios contemplados estão Nilo Peçanha (Jatimane), Porto Seguro (Reserva da Jaqueira), Santa Cruz Cabrália, Cairu (Batateira), Canavieiras (Atalaia), Igrapiúna (Ilha do Amba), Itacaré (Pancada Grande), Ituberá, Morro do Chapéu (Gruta dos Brejões), Iraquara (Riacho do Mel), Porto Seguro (Reserva Jaqueira), Utinga (Payaya), Valença (Caxuté) e Prado (Veleiro).

Foto: Arquivo Ascoma
Foto: Arquivo Ascoma

Matarandiba é uma dessas comunidades apoiadas. São aproximadamente 900 habitantes vivendo na localidade, que possui grande área de Mata Atlântica preservada, quedas d’água e fontes, além do manguezal, riquíssimo ecossistema marinho, e das belas praias. Para conhecer mais sobre os roteiros acesse o site .

Fonte: Ascom/CAR

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias