Sexta, 20 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Região Sudoeste Brumado - BA

Morre Dona Dete do Acarajé, pioneira na tradição baiana em Brumado

Figura icônica, Dona Dete marcou a cultura gastronômica da cidade por mais de quatro décadas

12/08/2024 16h20 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Reprodução/Lay Amorim
Reprodução/Lay Amorim

Morreu nesta segunda-feira (12), aos 76 anos, Maria Odete da Silva Amorim, conhecida como Dona Dete do Acarajé. Primeira baiana a introduzir o acarajé em Brumado, Dona Dete deixou um legado de tradição e sabor que perdurou por mais de 40 anos. Natural de Coração de Maria, no recôncavo baiano, ela se mudou para Brumado na década de 1970, onde construiu sua história ao lado do marido, Dierson Alves Amorim.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com seu famoso tabuleiro, inaugurado em 1977, Dona Dete conquistou a população com os “bolinhos abençoados”, como carinhosamente chamava o acarajé. Sua trajetória também foi marcada pelo reconhecimento como cidadã brumadense e pela participação em eventos em diversas regiões da Bahia, Minas Gerais e até mesmo no Rio de Janeiro. O corpo será velado na Câmara de Vereadores de Brumado, com sepultamento marcado para terça-feira (13).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias