Brumado – A inclusão de seis contas anuais do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), para apreciação na pauta extra da Câmara Municipal causou surpresa e levantou questionamentos. De acordo com o site Achei Sudoeste, a apresentação e leitura das contas do Executivo, referentes aos exercícios financeiros de 2017 a 2022, aconteceram na sessão desta segunda-feira (4). Todas as contas, que haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foram encaminhadas aos vereadores para análise.
O processo de tramitação das contas do prefeito foi acelerado após um requerimento verbal aprovado por unanimidade na última sessão, em 28 de outubro, pelos vereadores Reinaldo de Almeida Brito (Avante), conhecido como Rey de Domingão, e João Vitor Moura Vasconcelos (Avante). O requerimento visava a tramitação das contas durante a gestão atual de Eduardo Vasconcelos, que segue até 31 de dezembro de 2024.
Após a leitura das contas, as mesmas foram encaminhadas para a Comissão de Finanças da Câmara, que terá 30 dias para emitir pareceres sobre cada exercício financeiro. Caso algum dos pareceres seja desfavorável e as contas sejam rejeitadas pela maioria dos parlamentares, Eduardo Vasconcelos poderá ser considerado inelegível por até oito anos, o que comprometeria sua futura participação em pleitos eleitorais.
A situação gera expectativa na política local, já que a decisão final sobre a aprovação ou rejeição das contas poderá ter repercussões importantes para o futuro político do prefeito e de sua gestão.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas