O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), protagonizou uma cena digna de filme de ação na noite do último sábado (28), durante os festejos de São Pedro no distrito de Tranqueiras, zona rural do município, no Sudoeste baiano. Um homem identificado como “Bahia”, que estava armado com um simulacro de pistola e uma faca tipo peixeira, foi imobilizado pelo gestor antes da chegada da polícia.
Segundo relato do prefeito ao site Bahia Notícias, o homem havia ameaçado uma pessoa durante o evento, o que chegou a ser anunciado no palco. Mesmo após a confusão, o acusado retornou ao local, elevando a tensão. Foi nesse momento que Brito, diante do risco, decidiu agir.
“Como ele tava muito próximo de mim, eu não ia dar as costas para ele. Aí, quando ele levantou a mão na altura do tórax, já fui com a mão direita pegando a arma, e com a outra peguei por baixo do braço e joguei ele no chão”, descreveu Brito.
O prefeito contou ainda que usou técnicas básicas de karatê e muay thai, que aprendeu em treinos, além de manter o autocontrole.
“Não pode ficar nervoso. Se você fica nervoso, você perde o controle”, afirmou.
Após a imobilização, a polícia foi acionada e levou o homem à delegacia de Brumado para o registro da ocorrência. De acordo com informações repassadas pelas autoridades, o acusado já possui passagens pela polícia e, inclusive, teria atirado contra um veículo da campanha de Phellipe Brito nas eleições anteriores.
A atuação do prefeito evitou o agravamento de uma situação que poderia terminar em tragédia, reforçando a necessidade de segurança reforçada em eventos públicos, especialmente em áreas rurais.