Um ataque violento dentro de uma escola municipal chocou a pacata cidade de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (8). Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento, no centro da cidade, armado com um facão e bombinhas. Ele matou uma criança do 3º ano do ensino fundamental e feriu outras três pessoas: duas crianças e uma professora.
O crime aconteceu por volta das 10h. Segundo testemunhas, o jovem pediu para entrar na escola e, após ser autorizado, iniciou o ataque. O caos se instalou rapidamente, mas foi contido graças à ação corajosa do zelador da instituição, que contou com a ajuda de moradores e pessoas que passavam pelo local para imobilizar o agressor até a chegada da Brigada Militar.
As duas crianças feridas foram levadas ao Hospital São Roque, em Itatiba do Sul. A professora atingida foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas.
O adolescente foi apreendido e levado à Delegacia de Polícia Civil. A investigação segue em andamento e a polícia trabalha com a hipótese de que um segundo envolvido no ataque possa estar foragido na região.
A comunidade escolar está em choque, e as aulas foram suspensas. A prefeitura informou que será oferecido suporte psicológico para alunos, professores e familiares. A cidade, com pouco mais de 5 mil habitantes, vive um dos episódios mais trágicos de sua história recente.