O aplicativo Preço da Hora Bahia, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), acaba de lançar uma nova funcionalidade: o Alerta de Preços. O recurso permite ao usuário cadastrar um valor alvo desejado para determinado produto, e ser avisado automaticamente quando houver uma venda por um valor menor ou igual ao definido em algum estabelecimento comercial localizado na região previamente delimitada.
A novidade amplia as funcionalidades já disponíveis no aplicativo, que permite consultar preços em tempo real com base nas informações de notas fiscais eletrônicas (NF-e e NFC-e) emitidas em mais de 200 mil estabelecimentos na Bahia.
Para usar o alerta de preços, o primeiro passo é acessar o aplicativo, disponível gratuitamente para smartphones com sistema Android ou iOS. Depois, é necessário fazer o login no aplicativo com uma conta de usuário própria. Em seguida, o usuário deve buscar o produto desejado digitando o nome, a marca ou escaneando o código de barras. Na tela de detalhes do produto, o usuário deve tocar no ícone de sino para criar o alerta. Ao configurar o aviso, é necessário informar o valor alvo que está disposto a pagar, além de definir se deseja monitorar o preço em todo o município ou apenas em um estabelecimento específico. Também é possível escolher se o alerta será enviado apenas uma vez ou sempre que o preço atingir ou ficar abaixo do valor informado.
Após essa etapa, o sistema passa a monitorar automaticamente os dados das notas fiscais eletrônicas emitidas. Quando o produto atinge o valor definido, o aplicativo envia uma notificação para o celular. Para receber o aviso corretamente, é necessário que as notificações do aplicativo estejam ativadas nas configurações do dispositivo.
O usuário também pode acompanhar e gerenciar todos os alertas ativados por meio do menu superior do lado direito do próprio app, onde é possível editar ou excluir os avisos configurados na opção 'alerta de preços'.
Outras funcionalidades
Além do novo recurso, o Preço da Hora Bahia também oferece outras funcionalidades, como a criação de listas de compras, busca de produtos por raio geográfico de até 30 quilômetros, comparação de preços em diferentes locais, consulta por combustíveis e medicamentos e compartilhamento de ofertas nas redes sociais.
Com a nova função de alerta, o aplicativo passa a oferecer mais uma ferramenta para que consumidores possam acompanhar a variação de preços de forma automatizada e personalizada.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA