Disputas do basquete, futsal, handebol e vôlei entre quinta-feira (10), e domingo (13), garantem vagas para os eventos nacionais escolares
As disputas das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Bahia 2025 foram encerradas neste domingo (13), em Salvador e Simões Filho. Foram definidos os classificados nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos para os eventos nacionais escolares neste ano nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes da capital e do interior do Estado levantando os troféus.
Entre quinta-feira (10) e o domingo (13), cerca de mil estudantes atletas de 23 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) com direito a muita emoção e garra em nove quadras. Além de promover o esporte como ferramenta pedagógica e de inclusão, os jogos funcionam como seletiva para os Jogos da Juventude e os Jogos Escolares Brasileiros, que acontecerão nos meses de setembro e outubro. Os vencedores representarão a Bahia em competições nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
A ação é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudes), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio dos NTEs e das federações esportivas. O investimento total é de R$ 16 milhões.
“Nós reconhecemos o papel do esporte no processo de aprendizagem do estudante. Essa etapa dos Jogos Escolares é também o resultado dos nossos investimentos na infraestrutura esportiva das nossas unidades, construindo e modernizando quadras, piscinas, campos e outras áreas de vivência corporal, com o objetivo de potencializar a escola como um espaço de transformação também através do esporte“, destaca a secretária de Educação, Rowenna Brito.
Dentre os resultados, está o do futsal, que retorna aos Jogos da Juventude após dois anos fora. Os classificados foram o Colégio GEO, de Juazeiro, no 12 a 14 anos masculino; o Colégio Integral, de Salvador, no 12 a 14 anos feminino; Centro de Ensino e Treinamento Integrado de Seabra, no 15 a 17 anos feminino; e o Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento, de Eunápolis, no 15 a 17 anos masculino.
O garoto David Gineli, do Colégio CETEP de Eunápolis, comemorou a classificação. “Conseguimos ganhar e conquistar a vaga para o nacional. Estou muito feliz porque era um título que eu e todos meus colegas queríamos muito. Se Deus quiser, seremos campeões também lá em Brasília.”
Como o estudante atleta pontuou, as próximas paradas serão em Brasília, Distrito Federal, no mês de setembro, entre os dias 05 e 25, com os Jogos da Juventude 2025, para estudantes atletas de 15 a 17 anos; e em Uberlândia, Minas Gerais, para os JEBs de 12 a 14 anos entre 04 e 28 de outubro.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou o empenho conjunto da autarquia com a SEC na realização dos Jogos Escolares da Bahia, desde o planejamento até a execução. “Nos dedicamos à construção de uma competição que ofereça estrutura, acolhimento e experiências enriquecedoras para mais de mil estudantes em cada fase, coletivas e individuais. O esporte é um instrumento de inclusão e transformação social, e é com esse propósito que cuidamos com tanto carinho de um torneio voltado exclusivamente para o público estudantil" afirmou, celebrando a presença do interior.
O destaque ficou para o handebol, que classificou quatro equipes do interior, como o Rotary Clube, de Juazeiro, tanto no feminino quanto no masculino do 12 a 14 anos. A cidade do Norte do Estado também será representada na categoria 15 a 17 anos feminino com o Colégio Lomanto Junior. Já a cidade de Tucano, do NTE 04, de Serrinha, estará presente no naipe masculino com o Colégio de Tempo Integral de Tucano.
Irecê é outro munícipio que estará na fase nacional dos Jogos da Juventude com a equipe do Colégio Edimaster no basquete feminino. O masculino contará com a equipe do Sartre Integral, de Salvador. Já os representantes masculino e feminino do basquete nos JEBs 2025 serão do Sartre Nobel, de Lauro de Freitas.
Os demais classificados foram do voleibol, com o Colégio Militar de Salvador no naipe masculino de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos; do Colégio Marista de Salvador no voleibol de 12 a 14 anos feminino; e o Colégio Perfil, de Salvador, no voleibol 15 a 17 anos feminino.
As expectativas para a edição nacional seguem altas com o investimento do Governo do Estado no esporte, segundo o titular da Setre, Augusto Vasconcelos. “A Bahia é referência nacional em investimento no esporte, do escolar ao alto rendimento. Com a parceria com a Secretaria da Educação, fortalecemos uma política pública que une esporte e educação, formando atletas e cidadãos.”
No entanto, os Jogos Escolares da Bahia 2025 não param por aqui. Os estudantes atletas das modalidades individuais irão buscar as vagas entre os dias 24 e 27 de julho também na Região Metropolitana de Salvador. Serão disputadas as modalidades de atletismo, natação, judô, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística, wrestling, badminton, ciclismo, dentre outras.
Fonte: Ascom/Sudesb