O Oeste do estado, mais precisamente a cidade de Luís Eduardo Magalhães, uma das que mais crescem na Bahia nos últimos anos, será palco do novo ciclo de desenvolvimento esportivo com a retomada do projeto Avança Bahia – Capacitação em Ginástica. O projeto da Federação Bahiana de Ginástica (FBG) terá sua primeira etapa presencial neste ano realizada entre quarta-feira (16) e quinta-feira, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A iniciativa tem como objetivo formar e qualificar profissionais da Educação Física e atletas, promovendo o fortalecimento técnico e pedagógico da ginástica na Bahia. Com um modelo híbrido, o Avança Bahia une etapas online e presenciais, ampliando o acesso à formação de qualidade em diversas regiões do estado.
“O Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, mais uma vez abraçou a missão de capacitar e fomentar a ginástica baiana, promovendo capacitações em quatro regiões, levando conhecimento de ponta para o interior do estado. Com foco na formação de professores e atletas, o Avança Bahia une teoria e prática em um modelo híbrido”, acrescenta a presidente da FBG, Tatyana Brandão.
Agora, é chegada a vez da etapa prática, com atividades presenciais que acontecerão em Luís Eduardo Magalhães, promovendo o intercâmbio de experiências, a consolidação dos conhecimentos e o fomento à construção de redes locais de desenvolvimento esportivo. “A realização dessa primeira etapa presencial em Luís Eduardo Magalhães representa não só o avanço da ginástica no interior, mas também o nosso compromisso com a descentralização da formação técnica e com o fortalecimento de toda a cadeia esportiva”, acrescenta a presidente da FBG.
A programação inicia nesta quarta-feira, 16, das 9h às 17h, e segue na quinta-feira, 17, com atividades das 9h às 16h30. Dentre a equipe técnica presente, está Vanda Portugal, treinadora, árbitra e coordenadora pedagógica do projeto Casa de Ginástica da Bahia, uma parceria da FBG com a Sudesb; a treinadora Joseane Coelho, que acumula passagens na Seleção Brasileira e formadora de grandes nomes da ginástica rítmica baiana; e a atleta Ana Vitória de Jesus, tricampeã baiana, campeã brasileira juvenil 2024 e campeã por equipe dos Jogos da Juventude 2024, representando a Bahia.
O Avança Bahia foi lançado em 2020, durante a pandemia, alcançando mais de mil profissionais por meio de plataformas digitais. Agora, em 2025, o projeto ganha novo fôlego, diante do crescimento da ginástica no estado e da necessidade urgente de ampliar e qualificar os profissionais atuantes. O projeto contemplará quatro grandes regiões da Bahia: Metropolitana, Bacia do Rio Grande, Portal do Sertão e Baixo Sul, com previsão de atingir mais de 120 profissionais da área de Educação Física em todo o estado e buscando incentivar a implantação de novos núcleos, ampliar a representatividade baiana em competições e transformar realidades por meio do esporte.
Fonte: Ascom/Sudesb