Sexta, 22 de Novembro de 2024
11970913116
Brumado Retrospectiva 2023

Brumado bate recorde de homicídios em 2023: confira a lista completa

Cidade registra 26 homicídios, um aumento de 400% em relação ao ano anterior

31/12/2023 14h11 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet

Brumado, BA - A cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, registrou 26 homicídios em 2023, um aumento de 400% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 5 casos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O primeiro homicídio do ano ocorreu no dia 7º de janeiro, quando Alex Santana da Silva foi morto a tiros no bairro Baraúnas. O último homicídio foi registrado no dia 30 de dezembro, quando Milena Oliveira Souza foi morta a tiros no bairro São José(Urbis 1).

A maioria dos homicídios registrados em Brumado em 2023 foram cometidos com arma de fogo. A Polícia Civil investiga todos os homicídios registrados em Brumado em 2023. A principal hipótese é que a maioria dos crimes seja motivada por brigas de facções criminosas.

Lista dos homicídios

  • 1 - Alex Santana da Silva

Um homem de 27 anos foi morto a tiros na noite de sábado 07 de janeiro, no Bairro Baraúnas, em Brumado. A vítima, identificada como Alex Santana da Silva, teria chegado correndo e caído em via pública após ser alvejado.

Populares acionaram o Samu, que constatou o óbito. A Polícia Militar também foi acionada e registrou ocorrência. A Polícia Civil e a Polícia Técnica realizaram os procedimentos de praxe e encaminharam o corpo do jovem para o Instituto Médico Legal. 

Este foi o primeiro homicídio registrado em Brumado em 2023.

  • 2 - Valter Oliveira dos Santos Nunes

Um jovem de 28 anos foi assassinado a tiros na noite de 7 de fevereiro, em Brumado. Valter Oliveira dos Santos Nunes foi alvejado por dois homens a bordo de uma motocicleta.

O crime aconteceu na Rua Padre Anchieta, próximo a Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy. A vítima residia no mesmo bairro e já tinha passagens pela polícia. 

  • 3 - Ramon Pereira da Silva

O terceiro homicídio do ano foi registrado em Brumado na noite de quarta-feira, 8 de fevereiro. Ramon Pereira da Silva, 26 anos, foi morto a tiros em um bar no Bairro São Félix.

A vítima estava no bar quando dois homens em uma motocicleta chegaram e atiraram várias vezes contra ele. Ramon morreu na hora.

  • 4 - Erielton Henrique Alves dos Santos

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na manhã do dia 21 de fevereiro, na comunidade da Fazenda do Espinheiro.

Segundo a polícia, Erielton Henrique Alves dos Santos foi alvejado por bandidos que invadiram a residência da família da vítima na madrugada se passando por policiais.

A morte do jovem estaria relacionada a uma briga de facção.

  • 5 - Gilson dos Santos Silva Filho

Na noite do dia 21 de fevereiro, o município registrou o 5º homicídio do ano. O crime ocorreu no Bairro São Félix. A vítima Gilson dos Santos Silva Filho, de 18 anos, foi alvejado várias vezes.

  • 6 - Emerson Fernando Silva de Souza

No dia 07 de março, o corpo de Emerson Fernando Silva de Souza, de 26 anos morador do bairro Dr. Juracy, foi encontrado sem sinais vitais em uma estrada vicinal que liga o Bairro São José a estrada da PPCAT em Brumado. O fato foi registrado por volta das 07h10 e o corpo apresentava perfurações de arma de fogo.

  • 7 - João Batista

Três pessoas foram baleadas em um bar em Brumado, na Bahia. Uma delas, João Batista, de 48 anos, morreu. As outras duas vítimas, Jaquesson e Marcos, foram socorridas e internados.

O crime ocorreu no dia 25 de março, na Rua Padre Feijó, no bairro das Flores.

João Batista era vendedor de cachorro quente e deixa esposa e dois filhos.

  • 8 - Alessandro Borges de Oliveira

Um homem que foi sequestrado no último no dia 15 de Abril, em Brumado, na Bahia, foi encontrado morto nesta no dia 18. A vítima, identificada como Alessandro Borges de Oliveira, de 37 anos, foi encontrada em estado de decomposição na comunidade de Campo Seco I, zona rural da cidade.

  • 9 e 10 -  José Dias dos Santos Silva e Humberto Meira Silva

No sábado, 22 de Abril, dois homens que não tinham envolvimento com o crime foram mortos após um ataque a tiros em um bar do Bairro do Mercado, em Brumado, na Bahia.

Segundo as investigações, o alvo seria um criminoso que usava tornozeleira eletrônica e passava pela Rua 2 de Julho, onde fica o bar. Durante os tiros, cinco pessoas foram atingidas e, tio e sobrinho não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

  • 11 - Paulo Sérgio Rocha Nunes

Um homem de 35 anos, identificado como Paulo Sérgio Rocha Nunes, morreu na do dia 23 de Abril, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, na Bahia. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a noite de sábado (13), com afundamento no crânio.

A vítima foi espancada na Rua Osvaldo Maciel de Souza, no bairro São José, em frente a Policlínica Regional do Estado. Na ocasião, Nunes chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado a unidade emergência do hospital municipal.

  • 12 - Danilo Damasceno Silva

A cidade de Brumado, na Bahia, registrou o 12º homicídio do ano de 27 de agosto de 2023 na manhã de domingo. De acordo com informações, o jovem de 22 anos, identificado como Danilo Damasceno Silva, foi encontrado sem sinais vitais nos fundos da Escola Municipal Roberto Santos, localizada no bairro Dr. Juracy.

  • 13 -  Edvan Bernardes

Um acidente trágico comoveu o Distrito de Itaquaraí, zona rural de Brumado, na noite do dia 1 de setembro. Um motorista embriagado, que não teve o nome divulgado, matou uma pessoa e feriu outras quatro, dentre elas uma criança de 11 anos, após avançar com o seu veículo contra uma barraca que fica localizada na praça central do Distrito.

  • 14 - Wallisson Iure de Souza

Uma pessoa foi assassinada a tiros e outra foi ferida durante os disparos, por volta das 13h10 do sábado, 30 de setembro, na Rua Horácio José dos Santos, no bairro Olhos D'Água, em Brumado.

A vítima fatal foi identificada como Wallisson Iure de Souza, 27 anos. Ele foi atingido na região do tórax e não resistiu. Mesmo baleado, ele ainda tentou correr dos matadores e entrou em um bar, onde morreu no local.

  • 15 - Marcos Matheus Santana Pimentel

Um jovem de 24 anos, identificado como Marcos Matheus Santana Pimentel, foi morto a tiros na Rua Amazonas, bairro São José, próximo ao novo Colégio do Estado, em Brumado, na Bahia, no fim da tarde deste sábado, 30 de setembro...

Relatos de testemunhas dão conta que indivíduos armados perseguiram e localizaram Marcos Matheus, que era morador da rua Horácio José dos Santos, mesmo local dos outros crimes do bairro Olhos D'água.

  • 16 - Em análise 
  • 17 - Fábio Moreira Alves

O corpo de Fábio Moreira Alves, desaparecido desde 22 de outubro, foi encontrado em avançado estado de decomposição em uma mata fechada próxima ao Bairro Esconso, em Brumado.

Descoberto por uma pessoa durante uma caminhada, o corpo foi identificado pela mãe de Alves através de suas tatuagens. A polícia informou que junto ao corpo havia várias cápsulas de arma de fogo deflagradas contra a vítima. Vale ressaltar que Fábio havia sido condenado a 15 anos de prisão em 2013 pelo assassinato de seu próprio pai.

 

  • 18 - Em análise
  • 19 - Em análise
  • 20 - Em análise

 

  • 21 - Renato Maximiliano Serafim

Em 13 de dezembro, Renato Maximiliano Serafim da Silva, de 29 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma obra da prefeitura em Brumado, Bahia.

A vítima, com histórico criminal, foi abordada por um grupo de suspeitos em um carro preto enquanto realizava a recuperação do calçamento no Bairro São Félix. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local, e a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram a perícia. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

  • 22 - Fábio Santos Souza

Fábio Santos Souza, de 32 anos, foi assassinado a tiros em frente à casa de sua mãe no bairro Esconso, em Brumado, na madrugada de 18 de dezembro.

O crime ocorreu quando dois criminosos chegaram à residência atirando, resultando na morte de Fábio. O delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Leonardo Soares, revelou que a vítima já havia sofrido duas tentativas de homicídio anteriormente e relatou ameaças. O motivo do crime e o envolvimento de Fábio com atividades criminosas estão sob investigação pela Polícia Civil. Este é o 23º homicídio do ano na região, sendo o segundo ocorrido somente em dezembro.

  • 23 - Renan Pereira Santos

Na tarde de quarta-feira, 20 de dezembro, Brumado foi palco de um homicídio marcado pela execução a tiros de Renan Pereira Santos, de 26 anos, elevando as preocupações na comunidade.

O crime ocorreu por volta das 16h30 na rua Santa Madalena, bairro São Jorge. Os autores do ataque, ainda não identificados, fugiram em uma motocicleta após o homicídio. A motivação do crime permanece desconhecida, gerando especulações. As autoridades, incluindo o 24º Batalhão de Polícia Militar, isolaram o local para investigação, enquanto o Departamento de Polícia Técnica conduziu o levantamento cadavérico. O corpo de Renan foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para necropsia.

  • 24 - Pedro Henrique Gouveia dos Santos

Na véspera de Natal, domingo, 24 de dezembro, Pedro Henrique Gouveia dos Santos, de 21 anos, foi brutalmente executado na Fazenda Lagoa do Leite, zona rural de Brumado.

O jovem estava dentro de um bar quando dois indivíduos encapuzados entraram e dispararam vários tiros, resultando em sua morte no local. Testemunhas relataram que foram ouvidos disparos de dois calibres distintos (aparentemente 9mm e .38). A Polícia Militar encontrou estojos de munição deflagrados e uma arma de fogo calibre .38 próxima ao corpo. Pedro Henrique, que chegou ao bar em uma motocicleta Bross 160 sem placa, teve seu corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia após o levantamento cadavérico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil já iniciou as investigações, instaurando um inquérito para esclarecer o caso.

  • 25 - Edmar Lima Moura

O corpo carbonizado de Edmar Lima Moura, um comerciante de 65 anos, foi encontrado na manhã de quarta-feira, 27 de dezembro, no Distrito de Itaquaraí, zona rural de Brumado.

Vizinhos relataram ter ouvido tiros na noite anterior, seguidos por chamas e fumaça, sem suspeitar inicialmente de um homicídio. Lima, que vendia verduras e caldo de cana na cidade, foi encontrado parcialmente carbonizado próximo a uma residência na Fazenda Cacimbas. A Polícia Militar registrou a ocorrência, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) conduziu o levantamento cadavérico, encaminhando o corpo ao Instituto Médico Legal (IML). A residência da vítima foi invadida e revirada pelos criminosos, sendo encontrado um colchão do lado de fora. O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia Territorial de Brumado.

  • 26 - Milena Oliveira Souza

Na madrugada deste sábado (30), Milena Oliveira Souza foi vítima de homicídio por tiros no bairro São José, em Brumado. Segundo informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, a mulher estava na garupa de uma motocicleta perseguida por um veículo Astra prata. O condutor do carro disparou vários tiros, atingindo Milena, que pulou da motocicleta e correu alguns metros antes de cair sem vida.

O motorista do carro perdeu o controle e colidiu contra um outdoor, perseguindo o motociclista que fugiu a pé. O atirador também fugiu e ainda não foi identificado. A Polícia Militar encontrou três munições de calibre .38 na via pública, e o Departamento de Polícia Técnica realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil está investigando o caso, que é o 26º homicídio do ano na região.

 

Preocupação da população

O aumento dos homicídios em Brumado é um fato preocupante. A cidade registrou 26 homicídios em 2023, um aumento de 400% em relação ao ano anterior.

A maioria dos crimes foram cometidos com arma de fogo e a principal hipótese é que sejam motivados por brigas de facções criminosas.

O aumento da violência tem um impacto negativo na qualidade de vida da população, que vive com medo e insegurança. A cidade também perde seu potencial turístico e econômico.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias