O Ministério Público Federal (MPF) denunciou dois homens, sendo um deles um Policial Militar, por crimes de intolerância religiosa, furto e dano qualificado contra o Centro Cultural do Candomblé Castelo Alto do Xangô e a Sociedade Floresta Sagrada Alto do Xangô, localizados na Fazenda Santa Inês, em Brumado, no sudoeste da Bahia.
Conforme a denúncia, em fevereiro de 2022, os acusados invadiram o terreiro utilizando tratores e caçambas, destruindo áreas de mata consideradas sagradas, vandalizando objetos, emitindo ofensas racistas e ameaçando os membros da comunidade religiosa. Além disso, roubaram diversos objetos do local e os revenderam a terceiros.
Ainda segundo o MPF, o policial militar, mesmo estando à paisana, utilizou-se de sua posição para intimidar as vítimas e garantir a impunidade dos crimes.
Os crimes aconteceram na Fazenda Santa Inês, que desde 1927, quando foi comprada pela União, vem sendo alvo de invasões e ocupações irregulares. O MPF destaca que o Centro Cultural do Candomblé Castelo Alto do Xangô e a Sociedade Floresta Sagrada Alto do Xangô são uma das poucas ocupações legítimas da área, e que os ataques sofridos demonstram a necessidade de medidas para garantir a liberdade religiosa e combater a intolerância.
Mín. 20° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 19° Máx. 21°
Chuva