Domingo, 24 de Novembro de 2024
11970913116
Bahia Medalha 2 de Julho

Ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho é homenageado com Medalha 2 de Julho pelo governador Jerônimo Rodrigues

Ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi recebe honraria em cerimônia histórica no Museu de Arte Contemporânea

17/07/2024 10h12 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Foto: Fernando Vivas / GovBA
Foto: Fernando Vivas / GovBA

Em uma noite de celebração e reconhecimento, o ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, foi um dos ilustres homenageados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a Medalha 2 de Julho. A cerimônia solene, que ocorreu no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, marcou as comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Eleito por quatro vezes prefeito de Guanambi, Nilo Coelho deixou o cargo em novembro do ano passado, aos 80 anos, após uma longa trajetória na vida pública. Em nota, o político revelou ter decidido se aposentar após reflexões pessoais sobre seu legado.

Ao longo de sua carreira, Coelho ocupou diversos cargos importantes, como deputado federal, vice-governador e governador da Bahia, assumindo após a renúncia de Waldir Pires, em 1989. Também foi secretário de Minas e Energia e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Além de Nilo Coelho, a cerimônia prestigiou outras personalidades baianas de destaque, como o ex-governador Antônio Imbassahy, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, Pedro Maia, procurador-geral de Justiça, e Firmiane Venâncio, defensora pública geral, entre outros homenageados.

A Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia, instituída pela Lei 11.902 de 2010, é uma das mais altas honrarias do estado, concedida a personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e história da Bahia. O dia 2 de julho marca a independência do estado, simbolizando a vitória das tropas brasileiras sobre as forças portuguesas em 1823, consolidando a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias