Em uma noite de celebração e reconhecimento, o ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, foi um dos ilustres homenageados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a Medalha 2 de Julho. A cerimônia solene, que ocorreu no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, marcou as comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia.
Eleito por quatro vezes prefeito de Guanambi, Nilo Coelho deixou o cargo em novembro do ano passado, aos 80 anos, após uma longa trajetória na vida pública. Em nota, o político revelou ter decidido se aposentar após reflexões pessoais sobre seu legado.
Ao longo de sua carreira, Coelho ocupou diversos cargos importantes, como deputado federal, vice-governador e governador da Bahia, assumindo após a renúncia de Waldir Pires, em 1989. Também foi secretário de Minas e Energia e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Além de Nilo Coelho, a cerimônia prestigiou outras personalidades baianas de destaque, como o ex-governador Antônio Imbassahy, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, Pedro Maia, procurador-geral de Justiça, e Firmiane Venâncio, defensora pública geral, entre outros homenageados.
A Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia, instituída pela Lei 11.902 de 2010, é uma das mais altas honrarias do estado, concedida a personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e história da Bahia. O dia 2 de julho marca a independência do estado, simbolizando a vitória das tropas brasileiras sobre as forças portuguesas em 1823, consolidando a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.
Mín. 18° Máx. 21°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado