Brumado alcançou um marco histórico na educação. Duas escolas privadas do município figuram entre as 50 melhores da Bahia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (10) pela plataforma SAS Educação, com base nos dados oficiais do Ministério da Educação (MEC).
O Centro Educacional Monteiro Lobato conquistou a 22ª colocação estadual, com média geral de 664,10 pontos. Já o Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva ficou em 34º lugar, com média de 654,98 pontos. As médias levam em conta as notas das quatro provas objetivas — Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza — além da redação, considerando apenas os alunos que realizaram todas as provas.
Com esse desempenho, Brumado obteve o melhor resultado do sudoeste da Bahia, superando grandes centros urbanos. Apesar de Vitória da Conquista também ter duas escolas no ranking, elas aparecem apenas nas últimas posições. Brumado, por outro lado, ficou atrás apenas de colégios localizados em Salvador, Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas.
Outras escolas de Brumado participaram do ranking do Enem, mas não figuraram entre as 50 melhores do estado. Entre elas estão o IFBA – Campus Brumado, com média de 601,80 pontos, a Escola Nossa Senhora de Fátima, com 595,23, além de instituições estaduais como o Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado e o Centro Estadual de Educação Profissional, que registraram médias de 532,69 e 517,95, respectivamente.
Também merecem destaque na região as cidades de Caetité e Macaúbas, que colocaram escolas privadas entre as melhores da Bahia. O desempenho de Brumado consolida o município como referência em qualidade educacional no interior do estado.