Nesta terça-feira (15), a sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) se tornou palco de um importante momento de articulação entre o Governo do Estado e as prefeituras baianas. Realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o evento reuniu prefeitos, prefeitas, gestores municipais e equipes técnicas da Conder para um mutirão de orientações sobre a formalização e execução de convênios.
Foram mais de 490 participantes, entre secretários e gestores municipais, representando cerca de 200 municípios. O ato de abertura contou com a presença de 48 prefeitos e do secretário estadual de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Adolpho Loyola. A ação visa garantir mais agilidade, qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos em todo o território baiano. Durante a manhã, as equipes da Conder apresentaram esclarecimentos técnicos sobre a celebração de convênios, execução de projetos, prestação de contas e tomadas de contas especiais. No turno da tarde, o atendimento segue de forma individualizada nos gabinetes da UPB.
O presidente da Conder, José Trindade, reforçou o papel da Companhia como braço operacional do Governo da Bahia. “Estamos aqui para estreitar laços, compartilhar conhecimento e levar ações efetivas a todos os municípios, independentemente de questões políticas. Essa aproximação é um pedido direto do governador Jerônimo Rodrigues, que orienta nossa atuação com foco na transformação social e na eficiência do serviço público”, destacou.
Para o vice-presidente da UPB e prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, o momento marca o fortalecimento no diálogo entre os entes federativos. “É uma grande alegria receber a equipe da Conder aqui na UPB. São 417 municípios na Bahia e esse canal de escuta e orientação fortalece todos eles. A presença do presidente José Trindade, da diretora Larissa Brito e de toda a equipe técnica demonstra o compromisso do governo estadual em atender as reais demandas dos municípios baianos”, afirmou.
Trindade ainda ressaltou que a Conder ampliou sua capacidade de execução com responsabilidade e inovação. “Estamos provando que o serviço público pode, e deve, ser sinônimo de qualidade, inovação e, sobretudo, de transformação social. A revolução tecnológica que implementamos na Conder nos coloca entre as empresas públicas mais preparadas do país. Tudo isso está a serviço dos municípios, para construirmos juntos um estado mais justo, mais desenvolvido e mais digno para todos os baianos e baianas”.
Já a diretora de Qualificação Urbanística da Conder, Larissa Brito, frisou a importância dos convênios como instrumentos estratégicos de cooperação. “Esses instrumentos viabilizam a descentralização dos recursos e fortalecem a gestão local. Nosso papel é orientar sobre os cuidados essenciais desde a formalização até a prestação de contas, garantindo a correta aplicação dos recursos e o sucesso dos projetos municipais”, explicou.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo da Bahia em trabalhar de forma colaborativa com os municípios, impulsionando obras e ações que promovam desenvolvimento, justiça social e dignidade.
Fonte: Ascom/Conder