O Chocolat Bahia 2025 foi aberto, na noite de quinta-feira (17), no Centro de Convenções de Ilhéus, na Costa do Cacau, com a participação de autoridades, produtores e representantes do trade turístico regional. O Festival Internacional do Chocolate e Cacau segue até domingo (20), com 250 expositores, 500 marcas, rodada de negócios, chefs nacionais e internacionais, atrações culturais e espaço kids. O maior evento do gênero da América Latina tem o apoio do Governo do Estado e estima receber 80 mil pessoas, movimentando mais de R$ 20 milhões na economia.
Um dos destaques é a Estrada do Chocolate, roteiro da experiência imersiva na cultura da lavoura cacaueira, localizada entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca. A atração está representada no estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), onde o visitante também recebe informações sobre as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado.
“O Governo do Estado trabalha a produção de cacau e seus derivados, associada ao turismo. Nós estruturamos um produto, que é a Estrada do Chocolate, e esse festival é a celebração dos bons resultados que temos alcançado. Os produtores têm a oportunidade de expor marcas qualificadas e premiadas, em meio a uma programação cheia de atrações, que incrementa o fluxo turístico. Ilhéus está com 100% de ocupação hoteleira”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, na solenidade de abertura.
“O Chocolat Festival vai além de ser uma vitrine de produtos. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento, de reposicionamento no mercado internacional e de fortalecimento da economia de base produtiva. É um movimento que transforma territórios, estimula o turismo e conecta o pequeno produtor ao mercado global”, ressaltou o organizador do evento, Marco Lessa.
Outro destaque é a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate do Brasil, que utiliza o sistema de produção com uso de mão de obra familiar. Ela está localizada em Ibicaraí, próximo a Ilhéus, e é mantida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que apresenta um portfólio com 19 produtos.
“ Todo ano eu estou aqui nesse grande festival. Dessa vez, trouxe os meus irmãos que moram nos Estados Unidos. É um evento maravilhoso, que todo mundo deveria conhecer”, relatou a ilheense Verônica Nascimento.
Fonte
Ascom/Setur-BA