Quinta, 19 de Setembro de 2024
77 99927-9463
Brumado Brumado - BA

Prefeitura de Brumado abre 80 vagas para monitores de crianças com necessidades especiais

Após denúncias de mães sobre a falta de profissionais, processo seletivo visa atender demanda temporária na rede municipal de ensino

01/04/2024 11h56 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Reproduçã/Arquivo Pessoal
Reproduçã/Arquivo Pessoal

A Prefeitura de Brumado, no sudoeste da Bahia, abriu um Processo Seletivo Simplificado para a contratação de 80 monitores de crianças com necessidades especiais. A medida foi tomada após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que acompanha as denúncias de mães sobre a falta de profissionais nas escolas da rede municipal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao todo, são 20 vagas com carga horária de 20 horas, 30 vagas com carga horária de 30 horas e 30 vagas com carga horária de 40 horas. Os monitores contratados serão responsáveis pelo acompanhamento de alunos com necessidades especiais matriculados no sistema municipal de ensino.

O processo seletivo visa atender uma demanda temporária junto à Secretaria Municipal de Educação. O turno de trabalho é matutino e há também possibilidade de formação de cadastro de reserva.

Mães denunciam falta de monitores em escolas

A moradora de Brumado, Amanda Lima, vive um drama que se repete para muitas famílias de crianças com necessidades especiais: a luta pelo direito à educação inclusiva. Sua filha, que possui osteogênese imperfeita, conhecida como "ossos de vidro", enfrenta barreiras para ter acesso a um ensino de qualidade.

VEJA O CASO: Mãe de menina com "ossos de vidro" denuncia dificuldades para garantir educação inclusiva em Brumado

"Minha filha precisa de um cuidador para auxiliá-la nas atividades cotidianas, como ir ao banheiro e se alimentar. Sem esse suporte, ela fica impossibilitada de participar das aulas e ter o mesmo aprendizado que os demais alunos", explica Amanda.

A falta de acesso à educação inclusiva é um problema que afeta diversas famílias em Brumado. "Conheço outras mães que enfrentam desafios semelhantes. É uma luta constante para garantir que nossos filhos tenham os seus direitos respeitados", afirma Amanda.

Processo seletivo é um passo importante, mas ainda há muito a ser feito

A abertura do processo seletivo para monitores de crianças com necessidades especiais é um passo importante, mas ainda há muito a ser feito para garantir a educação inclusiva em Brumado.

É fundamental que o poder público assuma a responsabilidade de garantir que todas as crianças, sem distinção, tenham acesso ao ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mirla Há 5 meses BrumadoOs monitores precisam também serem qualificados para tal função, a capacitação de profissionais é de extrema importância para o bom desempenho do educando.
Sandra lobo santos Há 5 meses Brumado bahia Boa tarde
Danielle Maria de Oliveira Há 6 meses Aracatu Bahia Posso me candidatar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias